O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jorge Barboza, juntamente com o supervisor de Núcleo de Engenharia de Tráfego do município, Abner Vasconcelos, estiveram na manhã de ontem (09), visitando a Av. Manoel Borges, no bairro João Paulo II, para traçar a implantação da sinalização da via que está em fase de conclusão.
“Ontem estivemos aqui com o prefeito e equipe acompanhando a obra de pavimentação na avenida, que já está em fase de conclusão, e recebemos várias solicitações da comunidade com relação a implantação de lombadas, faixas de pedestres e outros mecanismos que colaborem na redução de velocidade e consequentemente de acidentes na via”, assinalou Jorge Barboza.
Ainda de acordo com o secretário, a implantação da sinalização nas avenidas é fruto da parceria entre a SEDUH e a Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT). “Sempre contamos com a colaboração da equipe da CSTT, na pessoa do secretário Fábio Assis, do gerente Cardoso e do supervisor Abner. Solicitamos ontem e hoje estamos aqui fazendo o levantamento de toda a área crítica da avenida para que possamos em um curto espaço de tempo, assim que a empresa nos entregar a obra finalizada, implantar toda a sinalização vertical e horizontal para poder entregar a via a comunidade”, explicou.
Segundo Abner Vasconcelos, a avaliação da via para implantação da sinalização é de fundamental importância e são várias as exigências que devem ser respeitadas. “Para o cidadão a rua mais perigosa da cidade é sempre a sua, e o trecho mais perigoso é sempre o que está na sua porta, e a normatização orienta priorizarmos os pontos com maior fluxo de pessoas como escolas, creches, praças, unidades de saúde e onde haja perigo eminente de acidentes, como é o caso das curvas acentuadas, por isso estamos aqui para avaliar, relacionar os pontos com necessidade real de sinalização e elaborarmos o projeto para que o secretário aprove e a mesma seja implantada”, finalizou o supervisor.
Social – Outra medida apresentada pelo gestor da SEDUH é o acompanhamento da equipe técnica social da secretaria para conscientizar a população sobre as mudanças que uma pavimentação asfáltica traz para a comunidade. “É importante alertarmos as pessoas que serão contempladas com a obra sobre os cuidados. Aqui antes era uma via de chão onde as crianças brincavam sem preocupações, com o pavimento de asfalto os veículos irão trafegar com maior velocidade, então precisamos trazer essa conscientização para que problemas futuros sejam evitados”, pontuou o gestor acrescentando que buscará parcerias com as secretarias de Serviços Públicos e Social para a tarefa.
Com mais de 900 metros de extensão a via interliga os bairros João Paulo II e Parque Residencial e é fruto de uma parceria da Prefeitura de Juazeiro com o Governo do Estado, através da CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia.
Por Gardennia Garibalde/SEDUH
