Programação geral Título de Cidadão Petrolinense ao Srº João Gondim

Programação geral Título de Cidadão Petrolinense ao Srº João Gondim

Neste sábado, 28/04, acontece na Câmara de Vereadores de Petrolina a entrega de Título de Cidadão Petrolinense a João Gondim. Fazendo parte desta homenagem o gabinete da Vereadora Cristina Costa está promovendo a exposição fotográfica: Direito à Memória e à Verdade, com abertura na quarta-feira, dia 25/04, às 9h, e, na sexta-feira, 27/04, às 19h a exibição dos filmes: Vala Comum e Araguaya: Conspiração do Silêncio. Os eventos marcam a solenidade que será no dia 28/04, às 19h30.
Segue abaixo programação detalhada: 

25/04 às 9h
Abertura da Exposição “Direito à Memória e à Verdade”
Local: Espaço Cultural da Câmara de Vereadores

Sobre a exposição:


A exposição fotográfica faz parte da Solenidade de Entrega de Título de Cidadão Petrolinense a João Gondim, militante do PC do B e ex-preso político. Ao todo são 16 fotografias que remontam o Golpe de 64 até o Movimento de Diretas Já! Com imagens de personalidades que combateram a repressão, a exemplo do político Carlos Marighela, do dissidente do Exército Carlos Lamarca, do jornalista Vladmir Herzog, além de figuras marcantes no Movimentos Diretas Já, como o ex-presidente Lula.

Direito à Memória e à Verdade remonta ainda a força da propaganda utilizada pelos governos do Regime Militar com campanhas claras e muito influentes com objetivo de calar as “vozes” contrarias à violência aplicada na época.

Em Petrolina, a população terá a oportunidade de ver a mesma exposição promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Grupo Tortura Nunca Mais em Brasília no Congresso Nacional.


27/04 às 19h 
Exibição dos filmes:
Local: Plenário da Câmara de Vereadores

Serão exibidos dois filmes, um curta: Vala Comum, e, o longa: Araguaya: Conspiração do Silêncio. O público irá também participar de um bate-papo com a Vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais da Bahia, Diva Santana juntamente com o professor do IFET-Sertão Herlon Bezerra que é mestre em Filosofia.

Sinopse dos filmes:

Vala Comum
Dentre os diversos trabalhos sobre a ditadura militar brasileira, poucos tocam na questão dos “desaparecidos políticos”. Vala Comum, de João Godoy, trata de um episódio praticamente esquecido pela indústria jornalística: as ossadas de militantes políticos que combateram a ditadura e que foram enterradas na vala comum do cemitério de Perus, em São Paulo.

Oficialmente, a ditadura não admitia que existia tortura no país, portanto, para explicar os cadáveres resultantes das sessões de tortura não bastava plantar notas nos jornais que justificavam as mortes como confrontos com a polícia ou atropelamentos na fuga de prisioneiros. Era necessário esconder as provas físicas. 
O documentário traz entrevistas impressionantes com os familiares, além de importantes imagens de arquivo em que os paradoxos da época são expostos. Enquanto os militares tomavam posse prometendo cumprir as leis, mais crimes eram cometidos pelo Estado brasileiro tanto nos porões como nas ruas. Outras passagens interessantes mostram os jingles de ufanismo e as comemorações pelo tricampeonato de futebol enquanto os sacos com ossadas são retirados da vala.

FICHA TÉCNICA
Direção: João Godoy
Formato: 16mm
Ano: 1994
Duração: 30 min.

Araguaya: Conspiração do Silencio

Filme que narra um dos episódios mais importantes da história do Brasil contemporâneo, que se passa durante os piores anos da ditadura militar que o país sofreu, a Guerra do Araguaia, quando grupos de guerrilha se articulavam na região para levar as forças de resistência a uma briga armada para libertar o país dos militares. O filme é narrado através da visão de um religioso francês que chega à região no início dos anos 1960. Ele se envolve com as pessoas do local e fica dividido depois de ver tudo o que está se passando, entre seu sentimento religioso, suas dúvidas existenciais e a situação política que o país enfrenta.

• Direção: Ronaldo Duque
• Roteiro: Ronaldo Duque, Guilherme Reis, Paula Simas
• Gênero: Drama/Histórico
• Origem: Brasil
• Duração: 105 minutos
• Tipo: Longa-metragem

28/04 às 19h30
Sessão Solene de Entrega de Título de Cidadão Petrolinense
Local: Câmara de Vereadores de Petrolina 
Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Petrolinense ao Srº João Gondim proposto pela vereadora Cristina Costa (PT) e aprovado unanimemente pelos edis da Casa. A sessão contará com a participação de Maviel Melo e do Coral da Assembleia Legislativa.


Mais informações:

João Alves Gondim, natural de Salgueiro (PE), foi militante do extinto PCBR (Partido Comunista Revolucionário Brasileiro). Preso aos 24 anos foi torturado durante meses e depois encaminhado para o Instituto Penal Paulo Sarazate em Fortaleza (CE), onde permaneceu preso durante 7 anos. 
No Período pré-anistia em 1979, João Gondim é libertado, refaz sua vida e se filia ao PC do B. Já em 1987 muda-se para Petrolina onde se estabelece, retoma as atividades políticas e vive com sua família.

Para a vereadora Cristina Costa este título é uma forma de rememorarmos esta página da história do Brasil “Para mim é uma felicidade homenagear alguém que lutou e quase morreu pela nossa democracia. João Gondim merece este título pela sua luta e por ter adotado Petrolina como seu lar, após sofrer tanto por ser apenas mais um jovem que sonhava com um país livre” declarou. 

 

Com informações da Ascom/CMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *