Juazeiro forja futuros atletas na Tiradentinhos

 

400 crianças e adolescentes participaram da 10ª Corrida Tiradentinhos

Em torno de 400 crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos, participaram no último sábado (21) da Corrida Tiradentinhos. O evento, que tem como objetivo estimular a prática da atividade física e educar através do esporte, foi considerado um sucesso pelos organizadores, principalmente nos quesitos organização e participação da comunidade. A prova, que todo ano precede a Meia Maratona, é também uma oportunidade para que os pequenos possam mostrar seus talentos.

Surgida na década de 80 por iniciativa dos moradores da Rua Tiradentes, a corrida tornou-se oficial há dez anos. Hoje faz parte do calendário de eventos esportivos de Juazeiro e é registrada na Superintendência de Esportes da Bahia (SUDESB). De acordo com o vice-presidente da Associação, José Antônio da Silva, a edição deste ano foi uma das melhores, “graças ao apoio que tivemos da prefeitura pudemos realizar uma bonita festa para as famílias. Além disso, a iniciativa também tem cunho social, “os alimentos arrecadados com as inscrições serão doados a instituições de caridade”, garantiu o representante da Associação de Moradores da Rua Tiradentes.

Além da estrutura física, que contou com funil de chegada, a Tiradentinhos recebeu o suporte de educadores físicos e de outros profissionais da Gerência de Esportes do município, como também a parceria do Corpo de Bombeiros e da SAMU. “Nossa preocupação vai desde o lanche e a água, até a segurança com a saúde. O investimento no desporto do município é amplo e contempla o esporte educacional, profissional e amador”, explicou o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade.

A Tiradentinhos foi dividida em 04 baterias e os primeiros colocados de cada categoria (masculino e feminino) receberam brindes e troféus. Os demais participantes ganharam medalhas de participação. Ana Gabriela de Barros, de apenas 8 anos, ficou feliz de competir. “Foi a primeira vez que participei e gostei muito. Às vezes eu peço para correr com os meus pais, mas eles não deixam, então hoje foi minha vez de brincar”, revelou a atleta mirim. O primeiro lugar da categoria entre 7 e 8 anos, Ramon da Silva, disse que não se preparou e que apenas corria na rua com os amigos, “dei tudo de mim e consegui vencer. Estou muito feliz”.

Para Leidjane da Silva, a Tiradentinhos é uma ótima motivação para as crianças da rua e de outros bairros. “A gente vê muita gente participando e as crianças alegres. Se os nossos filhos crescerem gostando de esporte, vai ser mais fácil deixá-los longe da bebida e das drogas, por exemplo. Acho um evento muito bacana, que deve continuar acontecendo por muito tempo. Esse ano foi tudo muito bem programado e o resultado foi o melhor possível”, avaliou a mãe de Tailana Emanuela, que competiu a primeira vez este ano.

 

Com informações da Secom/PMJ


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *