A Feira de Serviços – Saúde Sem Fronteiras, iniciada nesta última terça-feira (17) – com os serviços odontológicos (Odontomóvel), teve continuidade hoje (18) com o início dos atendimentos oftalmológicos (catarata e glaucoma), rastreamento do câncer de mama (mamografia) e doação de sangue (Hemóvel). O evento que está sendo realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro, contou com a presença de centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos dez municípios da microrregião (Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, Canudos, e Sento Sé).
Com suspeita de catarata a aposentada Renilde Cabral Barbosa, 67 anos, do município de Sento Sé, buscou atendimento. “Vou fazer os exames para saber se preciso passar por cirurgia. Não enxergo direito e fico aflita porque quero vê os objetos e não consigo, só consigo ver de perto”. Já a senhora Nilda Landim Maia, 61 anos, que reside no município de Curaçá afirmou está feliz em descobrir o seu problema de visão. “Há um tempo que sinto dificuldade em ver as coisas, fica tudo desfocado, agora graças a Deus vou descobrir qual o meu problema e poder tratá-lo”, disse.
A meta é realizar 5.000 atendimentos de triagem para catarata (1.500 cirurgias), 1.800 atendimentos de glaucoma (com a entrega de colírio para o controle da pressão ocular), 1.250 mamografias e 770 procedimentos odontológicos. Segundo o morador do município de Uauá, o aposentado Manuel Anjo da Silva, 65 anos, que já possuía o diagnostico para catarata, agora poderá realizar a cirurgia. “Já era para ter operado do olho direito que não enxergo nada, mas não tinha condições financeiras, agora com esse mutirão vou poder enfim, me curar dessa enfermidade. Já sinto uma grande alegria no coração”, afirmou.
De acordo com a Superintendente de Atenção Integral à Saúde, Eliete Dias de Castro uma das finalidades do ‘Saúde Sem Fronteiras’ é reduzir as demandas reprimidas e dar maior celeridade aos procedimentos. “Há dois anos foi realizado o mutirão de catarata em Juazeiro que atendeu cerca de 5000 pacientes do município e região. Essa é a primeira feira de serviços realizada em Juazeiro com uma estrutura que engloba diversos procedimentos. Um grande acontecimento”, frisou.
O Secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, acompanhou durante a manhã o atendimento a população. “Aqui o atendimento é humanizado e traz um serviço que há muito tempo era esperado. Nós percebemos a felicidade desses senhores por voltar a enxergar e fazer as atividades do dia-a-dia. Um serviço importantíssimo, que nós vamos continuar e intensificar”, frisou. O ‘Saúde Sem Fronteiras’ conta com diversos profissionais entre médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros e técnicos, responsáveis pelo atendimento.
Vale ressaltar que de 17 a 22 de novembro serão realizadas às consultas médicas e de 19 a 24 as cirurgias. As revisões das cirurgias de catarata acontecerão de 24 a 26 de novembro, e os pacientes portadores de glaucoma após 90 dias. Os pacientes que forem realizar a cirurgia de catarata necessitarão da presença de um acompanhante maior de idade.
Lene Radina/ASCOM PMJ




