SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PETROLINA PROMOVE DIA DA MANCHA NO N-9

blogqsp-saúde-lesões e machas suspeitas de hanseníase

A Escola Estadual do N-9 vai receber no próximo sábado (21), das 08h às 12h, o Dia da Mancha. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, é aberta para toda a comunidade e tem como objetivo identificar lesões e machas suspeitas de hanseníase.

O evento vai contar com a presença de médicos e enfermeiros, ofertando serviços como avaliação dermato-neurológica, teste de glicemia, verificação de pressão arterial e ações educativas. “A população precisa ficar atenta ao seu corpo e procurar o médico caso perceba qualquer sem causa aparente”, orienta o técnico em Epidemiologia, Francisco Freitas.

Após o evento, os pacientes identificados com manchas suspeitas de hanseníase serão encaminhados para a confirmação do diagnóstico. “A gestão Julio Lossio vem buscando estratégias para facilitar o acesso da população ao diagnóstico, tratamento e cura da hanseníase. Para isso, desenvolvemos ações de prevenção e busca ativa de casos novos para tratamento e reabilitação de pacientes”, frisa a secretária de Saúde, Lucia Giesta.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, curável e com tratamento gratuito pelo SUS. A hanseníase acomete primeiro a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. O primeiro e principal sintoma são o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos.

Eneida Trindade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *