Odacy sugere fórum de debates permanente para discutir acesso à UNIVASF

Ao final da audiência pública realizada na quinta feira, 19, na Câmara Municipal de Petrolina, promovida pela Comissão de Negócios do Interior-CNI e Comissão de Educação e Cultura-CEC da Assembléia Legislativa de Pernambuco, o deputado Odacy Amorim (PT), presidente da CNI avaliou como “muito positiva” as discussões.
Para ele “o caminho é esse: o de procurar juntar todos em uma mesa de debate. Puxamos este debate para juntar”, repete, ressaltando “a sensibilidade da Universidade”, que “ficou muito clara aqui, em ouvir as reivindicações de todos. A presença dos alunos de escolas públicas e privadas, dos professores, foi muito positiva”.
Odacy que presidiu a sessão, formulou a proposta de um fórum permanente de debates que possa integrar todas as opiniões e sugestões sobre a forma de ingresso na UNIVASF e contribuir com o Conselho Universitário; mantém a opinião da necessidade de uma “blindagem”, com a existente na UFPE e em várias outras universidades federais, que poderia ser uma segunda etapa ou uma cota específica de acesso regulado pelo vestibular tradicional.
Ao conduzir a audiência pública o Deputado Odacy em vários momentos destacou a necessidade de se afastar as diferenças e interesses partidários dessa discussão sobre a UNIVASF: “Queremos o melhor, o mais justo e maior e melhor aproveitamento dos alunos de nossa região na nossa Universidade. Para isso interesses eleitorais contam muito pouco.” – disse o longo da audiência, aplaudido pelos presentes.
A audiência reuniu centenas de estudantes, dirigentes de escolas e cursinhos pré-vestibulares, vereadores, deputados, representantes da prefeitura de Petrolina, o presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, o diretor da FACAPE, o vice-reitor da UNIVASF e dezenas de gestores e professores de escolas públicas no município de Petrolina. Mais de mil pessoas lotaram o plenário e as dependências da Câmara de Vereadores em um debate que durou mais de cinco horas.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *