Pinheiro propõe Medida Provisória de crédito para agricultores atingidos pela seca

Pinheiro propõe Medida Provisória de crédito para agricultores atingidos pela seca

Os danos causados pela estiagem que deixou 220 municípios nordestinos em situação de emergência levaram o líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, Walter Pinheiro (BA), a defender a edição de uma Medida Provisória (MP) liberando crédito para os agricultores que perderam suas plantações.

Para isso, Pinheiro pediu uma audiência pública com os ministros do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura e da Fazenda, marcada para o dia (10/05). O convite, apresentado nesta quinta-feira (19/04) durante audiência da Comissão de Agricultura (CRA), tem por finalidade discutir a renegociação da dívida dos agricultores e alternativas para liberar mais recursos para os produtores.

Hoje, no Nordeste, são quase três milhões de pessoas vivendo em uma das piores secas da história. “Não basta só fazer a renegociação, vamos precisar chegar com um crédito de emergência para esses agricultores. Estamos conseguindo liberar parte dos recursos do Seguro Safra, mas é importante trazer esses ministérios para construir aqui [na CRA] uma proposta com encaminhamentos”, destacou o senador.

Pinheiro defende que os ministérios possam, junto à Presidência da República, enviar uma peça ao Legislativo a fim de aprovar imediatamente alterações tanto em relação às dívidas quanto à disponibilidade de novo crédito.

A preocupação do senador enterneceu seus pares, que, após vários apartes, aprovaram por unanimidade a solicitação e incluíram como tema do debate as dificuldades enfrentadas também pelos produtores acometidos por enchentes.

A intenção de Pinheiro é tentar construir uma Medida Provisória para que o socorro seja imediato. “Precisamos evitar que os bancos executem a dívida de algo que os agricultores não tiveram a oportunidade sequer de colher. Estamos pedindo uma medida provisória, para que o efeito seja imediato”, afirmou.

Pinheiro ressaltou ainda que o Ministério da Fazenda, por meio do Conselho Monetário Nacional, já atendeu outro pleito dos agricultores prejudicados pela seca, no Nordeste, e enchentes, no Norte: a prorrogação dos prazos para o pagamento da dívida.

 

Com informações da Ascom/Walter Pinheiro (PT)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *