A vereadora Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa (PV)) denunciou na sessão ordinária desta terça-feira (03) o caso de uma paciente que não conseguiu passar por cirurgia em Hospital Regional, em Juazeiro, e teve que pagar por procedimento em hospital particular de Petrolina.
“No último sábado (31), a família de uma paciente me procurou desesperada, pois não estava conseguindo atendimento para a troca de uma prótese bucal no Regional. De lá, ela foi encaminhada para o Traumas, em Petrolina, mas também não houve atendimento – cogitou-se encaminhá-la para Recife, mas voltou ao Regional, onde ficou esperando até surgir uma vaga. Passou mal nessa espera e nada foi resolvido. A família, em desespero, encaminhou a paciente para um famoso hospital particular da cidade vizinha e para pagar o procedimento teve que tomar dinheiro emprestado a juros. Entrei em contato com o secretário Dalmir Pedra e este solicitou que a paciente retornasse para o Regional que ela seria atendida, mas já era tarde e o procedimento já tinha sido realizado”, afirma Neguinha.
Em seguida, a edil questiona o atendimento nos hospitais públicos do município. “Até quando os pacientes terão que ter indicação para ser atendidos? Um paciente ter que pagar por uma cirurgia que deveria ser gratuita é um absurdo. As pessoas passando mal e tendo que ficar rodando de hospital em hospital. A família tomou dinheiro emprestado a juros para fazer o procedimento no hospital particular. Até quando vamos vivenciar isso para ser bem atendido? Não temos uma referência em atendimento na cidade. A referência é conhecer o vereador ou o secretário. Quase 16h de sofrimento e ter que pagar para sobreviver. Poderia ser qualquer um de nós cidadãos juazeirenses. Indiquei à família que procure a Promotoria Pública, pois a saúde dessa cidade precisa atender a todos e a família precisa ser ressarcida. Temos direito a ter uma saúde de qualidade, até porque a constituinte garante”, finalizou a vereadora.
Por Laiza Campos

