Casa Plínio Amorim entrega título de cidadão petrolinense

Casa Plínio Amorim entrega título de cidadão petrolinense

Próximo sábado (28/04) acontece na Câmara de Vereadores de Petrolina a sessão de solenidade para entrega de Título de Cidadão Petrolinense ao Srº João Gondim, a honraria será concedida pela vereadora Cristina Costa (PT).

João Alves Gondim, natural de Salgueiro (PE), foi militante do PCBR (Partido Comunista Revolucionário Brasileiro). Preso aos 24 anos João Alves Gondim foi torturado durante meses e depois encaminhado para o Instituto Penal Paulo Sarazate em Fortaleza (CE), onde permaneceu preso durante 7 anos.

No Período pré-anistia, em 1979 João Gondim é libertado, refaz sua vida e se filia ao PC do B. Já em 1987 muda-se para Petrolina onde se estabelece retoma as atividades políticas e vive com sua família.

Para a vereadora Cristina Costa este título é uma forma de rememoramos esta página da história do Brasil “Para mim é uma felicidade homenagear alguém que lutou e quase morreu pela nossa democracia. João Gondim merece este título pela sua luta e por ter adotado Petrolina como seu lar, após sofrer tanto por ser apenas mais um jovem que sonhava com um país livre” declarou.

Fazendo parte da entrega do título o gabinete da vereadora Cristina Costa está promovendo no Espaço Cultural da Câmara de Vereadores a exposição “Direito a Memoria e a Verdade” , um acervo cedido pelo Grupo Tortura Nunca Mais da Bahia que conta a história do Golpe de 1964 até o movimento Diretas Já! Todo acervo remonta a história a partir das pessoas que foram assassinadas durante este período. A exposição será aberta ao público a partir do dia 25/04 durante expediente da Câmara. Na programação está incluída também a exibição de filmes (27/04 às 19h) e a apresentação do Coral da Assembleia Legislativa de Pernambuco no dia da sessão solene 28/04.

 

Com informações da Ascom/Cristina Costa (PT)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *