A Secretaria de Cidadania, através da Secretaria de Juventude e Qualificação de Petrolina, juntamente com o Sest-Senat e o Senar está realizando uma Oficina de Treinamento e Nivelamento de informações sobre produção e confecção de artefatos em couro. A oficina faz parte do programa Escola do Couro, e teve seu primeiro curso iniciado em fevereiro. O novo curso, que conta com 15 discentes, teve inicio no dia 19 de outubro, segue até hoje (23) e tem como objetivo capacitar instrutores empregados no ramo de confecção de artefatos em couro.
“Aqui na região nunca se teve uma escola, e o prefeito Julio Lossio lutou por essa. É um trabalho maravilhoso e de grande importância para a cidade, e os alunos estão adorando”, afirma Danuzia Nascimento, coordenadora da Escola do Couro. Desde sua inauguraçao, o curso já formou cinco turmas, que aprenderam a confeccionar produtos de moda e decoração, fabricar bijuterias, confeccionar cintos e bolsas e fabricar chaveiros, porta-tablets e porta-celulares. “
Mônica Pimentel, coordenadora de treinamento do SENAR, ressalta a importância do processo de capacitaçao profissional. “O Senar e o Sest Senat estao na etapa inicial de capacitação dos profissionais para que eles possam cumprir com êxito as suas funções e preparar pessoas para o mercado de trabalho e o empreendedorismo.”
A Escola Municipal do Couro funciona na Rua das Pedrinhas, nº 59, na Vila Eduardo, nº 87 39831123, e seu objetivo principal é capacitar jovens e adultos para a confecção de artefatos em couro, proporcionando oportunidade de inclusão social para pessoas do município.
Texto: Lucas Ferreira
