POLUIÇÃO VISUAL DE JUAZEIRO

Valterlino Pimentelblogqsp-poluição 1

Um novo problema tem sido relatado por moradores da cidade de Juazeiro. O excesso de cartazes e anúncios colados em postes ou pontos de ônibus por todo o município vem sendo motivo de reclamações de parte da população, que fala sobre a poluição visual. Com essa quantidade de anúncio espalhado por todo canto parece que a cidade fica abandonada, eu não gosto.

A gente torce por uma cidade limpa e cuidada, mas com esse monte de papel colado por aqui torna-se uma cidade feia. A publicidade visual, de forma inocente ou proposital, é uma atividade que vem sendo considerada a mais nova ação humana que causa impactos ambientais no centro urbano ou periférico. Essa atividade produz a chamada poluição visual, ou seja, é potencialmente poluente, pois causa danos à saúde da população e provoca vicissitudes ao ambiente das cidades.

Tem-se como objetivo aqui, denunciar esse tipo de poluição, como e por quem é causada, pois seus efeitos sobre o ambiente urbano e em suas extensões causam inúmeros problemas nas diversas áreas do município e foram feitos registros do constatado por meio de anotações e fotografias do material publicitário que são exibidos em ruas, avenidas, logradouros públicos, casas comerciais, bares, restaurantes, etc.

Constata-se que há uma degeneração da paisagem urbana em Juazeiro, a ocupação dos espaços públicos e terrenos diversos pelos outdoors, esconde a paisagem natural da cidade, recobrimento das fachadas das residências, de prédios públicos e históricos, modificando a arquitetura original e desfigurando-a de forma a perder a identidade de patrimônio.

O excesso de placas e cartazes polui a cidade e interfere na qualidade de vida do município, como ocorre nas grandes metrópoles, causando problemas de saúde a diversas pessoas que residem ou que visitam as áreas afetadas pela poluição visual. As pichações em locais e patrimônios públicos, como bustos, brinquedos, praças, abrigo de ônibus, entre outros, são consideradas crime ambiental e viraram ato recorrente na cidade.

Em primeiro lugar é necessário que o cidadão se conscientize. Tudo que é público é de todos nós, portanto a população também deve ajudar na conservação. O custo da limpeza para retirada das pichações é caro além do deslocamento de funcionários e equipamentos.

Para cada tipo de remoção pois é utilizado uma força tarefa. A poluição visual da cidade já atinge níveis exorbitantes, são cartazes de shows, festas e propagandas diversas que viraram quadro de avisos por ser um jeito barato de fazer propaganda, a legislação municipal prevê multas para quem usam este tipo de pichação que denotam a falta de zelo e responsabilidade com o bem público.

Valterlino Pimentel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *