UNIVASF E CODEVASF PARTICIPAM DA REUNIÃO DO CONSELHO DA FIEPE EM PETROLINA

blogqsp-Diretoria Fiepe URSF, Univasf e Codevasf2

A 9ª Reunião do Conselho da Unidade Regional do São Francisco ​ da Fiepe, em Petrolina,​ realizada na última terça-feira (13), contou com a participação do professor e coordenador do Laboratório de Meteorologia da Univasf, Mário Vilas Boas, do gerente de irrigação, José Costa e do engenheiro Samir Coelho, da Codevasf.

O professor da Univasf, Mário Vilas Boas deu uma aula sobre os sistemas meteorológicos que atuam no Vale do São Francisco, o histórico pluviométrico, sua relação com a crise hídrica e as perspectivas para a região.

Os técnicos da Codevasf falaram sobre a instalação do sistema flutuante de captação de água que vai atender aos projetos de agricultura irrigada no entorno do Lago de Sobradinho. “Atualmente o lago está com 7,6% da sua capacidade, a previsão é que até o final de novembro ele chegue ao volume morto.

Os técnicos garantem que o sistema de captação flutuante  ficará pronto até dezembro, o que vai possibilitar levar a água da barragem para os poços dos projetos de irrigação e assim assegurar a regularidade da oferta de água para áreas de produção afetadas pelos baixos níveis de vazão do São Francisco”, explicou José Costa.

A reunião foi encerrada pela agente de mercado do IEL, Aparecida Coelho, com a apresentação do curso de MBA em Gestão Industrial, que acontecerá em Petrolina, que terá duração de 18 meses, e previsão do inicio das aulas em outubro. O curso é uma iniciativa do IEL em parceria com a Fiepe e o Sebrae.

O diretor regional ​ da unidade​ Albânio Nascimento agradeceu à Univasf, à Codevasf e ao IEL pela participação na reunião. “Nosso encontro foi muito produtivo, tivemos oportunidade de esclarecer nossas dúvidas em relação à crise hídrica na nossa região, além de aprendermos com o professor Mário sobre o histórico de chuvas no Vale, o que permitiu um aprendizado mais amplo e até mesmo uma certa tranquilidade em relação às perspectivas de chuvas para os próximos meses”, finalizou Albânio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *