Construção das bacias de esgotamento sanitário garante mais saúde e valorização de bairros de Petrolina

Construção das bacias de esgotamento sanitário garante mais saúde e valorização de bairros de Petrolina

Com obras iniciadas ainda em novembro de 2011, as bacias de esgotamento sanitário, construídas nos bairros Antônio Cassimiro e Dom Avelar já estão em ritmo acelerado. A execução dos trabalhos, que são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Petrolina, beneficiará a população, uma vez que os investimentos levarão melhorias na qualidade de vida das pessoas dessas localidades, no que diz respeito a diversos setores como infraestrutura, saúde e meio ambiente, com a remoção dos poluentes dos esgotos antes do seu lançamento final.

Estes tipos de sistemas são construídos com o intuito de coletar os esgotos, afastando das residências os resíduos de forma rápida e segura, executando o tratamento e disposição sanitária dos efluentes. “São obras que ajudam a eliminar a poluição do solo e dos focos de contaminação, além da conservação dos recursos hídricos”, explicou o diretor-presidente interino da Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), Orlando Tolentino.

O Gestor de Obras do município, Rogério Valença, esclareceu que no Antônio Cassimiro, 20% da obra já foi executada e contemplará 100% da comunidade do bairro. Rogério lembrou ainda que está sendo construída apenas a estação de tratamento para destinação final do esgoto, uma vez que o local já conta com saneamento. No Dom Avelar, 30% já foi finalizado e o esgotamento sanitário beneficiará a própria localidade e alcançará ainda os bairros Santa Luzia, Terras do Sul e Loteamento Vila Débora. Na área, será construída uma estação de tratamento de esgoto / lagoa de estabilização, duas estações elevatórias, redes coletoras de esgotos e redes condominiais.

“Temos que levar em consideração o fato de que as pessoas não terão mais esgoto a céu aberto correndo nas portas das suas casas. A população vai ganhar em saúde e melhoria de vida, uma vez que é possível evitar a infestação de mosquitos e animais, reduzindo assim a incidência das doenças, sobretudo no que está relacionado também a questão da água contaminada”, relatou Rogério Valença.

Além da construção das bacias no Dom Avelar e Antônio Cassimiro, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), está responsável pela execução da obra de uma outra estação, a Bacia Centro. Em visita ao local da construção, o gerente regional da Compesa, Reginaldo Lopes, mostrou a planta original, que poderá passar por alguns ajustes. “Na Bacia Centro estará concentrado cerca de 60% do esgoto da cidade, que passará por um tratamento completo. Faremos isso juntamente com mais as duas bacias que estão sendo construídas sob responsabilidade da Prefeitura. Trabalhando assim, queremos estar com 100% do esgoto coletado e tratado no município de Petrolina”, finalizou.

 

Com informações da Ascom/ARMUP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *