Aplicação de vacina contra hepatite B será ampliada em Petrolina

 

Aplicação de vacina contra hepatite B será ampliada em Petrolina

Seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde (MS) a vacina contra a Hepatite B será ampliada para a população de 10 a 24 anos em Petrolina. A imunização deverá acontecer de forma seletiva. Assim, os pacientes que tiverem tomado as três doses completas e que estejam comprovadas no cartão de vacina, não necessitam mais tomar a vacina. Quem tiver tomado apenas uma dose deve completar o esquema vacinal. Os que ainda não tomaram nenhuma dose devem iniciar o esquema tomando as três aplicações recomendadas pelo MS. A vacina contra a hepatite B está disponível em todas as Unidades Primárias de Saúde.

Anteriormente o Ministério determinava que a vacinação contra a Hepatite B era prioridade para faixa etária de 0 a 19 anos, além de grupos de maior vulnerabilidade como profissionais de saúde, manicures, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homossexuais, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C, portadores do HIV e demais DST, além de gestantes, caminhoneiros, bombeiros e policiais, independente da idade.

 

No município foi implantado o Programa Municipal DST/HIV/Aids e hepitites virais, com ações são desenvolvidas no Espaço Vida, localizada num prédio anexo ao da Secretaria Municipal de Saúde, onde a população conta com atendimento médico, enfermagem, psicólogo e apoio diagnostico para tratamento da doença, bem como ações preventivas.

 

Sobre a doença – A Hepatite B é uma doença infecciosa, causada pelo vírus da Hepatite B e pode ser transmitido sexualmente ou por agulhas contaminadas com sangue infectado, que pode ocasionar cancro do fígado ou cirrose hepática. Como os sintomas geralmente não são aparentes, muitas pessoas demoram a descobrir que estão com a doença. Entre os sintomas estão mal-estar generalizado, dores de cabeça e no corpo, cansaço fácil, falta de apetite e náusea e febre.

 

Texto: Taisa Alencar
Foto: Imagem ilustrativa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *