O TRIPÉ DA EDUCAÇÃO

blogqsp-saladeaula-petrolina

Visando qualificar cada vez mais a formação dos professores do Município de Petrolina, a Secretaria de Educação otimizou a estrutura do plano de formação. Os educadores passam por fases evolutivas que incluem a preparação, os plantões de atendimento e o desenvolvimento de projetos, que juntos formam o tripé da Educação.

Na primeira etapa do programa, os formadores desenvolvem conteúdos e atividades, não apenas de caráter teórico, mas de exercício e experimentações da prática didática. A ideia é que os docentes possam se sentir no ambiente da sala de aula e reaplicar, com o mínimo de dificuldades e assertividade, as experiências vivenciadas na formação.

O professor de matemática, Antônio de Pádua Monteiro, explicou como se dá a dinâmica no processo formativo.

“Na formação, elencamos assuntos que o professor encontra mais dificuldade de ensinar. Então, montamos oficinas com uma sequência lógica de ensino e conteúdo, que, posteriormente, podem ser trabalhados com os alunos”, disse.

Na disciplina de Matemática, a Seduc dispõe de outros dois formadores, Glêdvan Dantas e Carmenlúcia Silva, que acompanham os profissionais da área. De acordo com eles, cada formador acompanha três escolas por mês com a missão de observar suas necessidades. Segundo Monteiro, são desenvolvidos simulados, avaliações e atividades curriculares que objetivam facilitar a compreensão do aluno.

Para o Secretário Municipal de Educação, Cel. Heitor Leite, o papel dos professores formadores é essencial para a melhoria da Educação em Petrolina. “O prefeito Julio Lossio e eu estamos cada vez mais agradecidos com o trabalho que as equipes da Secretaria de Educação vêm realizando. As formações continuadas, o acompanhamento dos professores e o desenvolvimento de projetos visando à melhoria do Ensino têm grande parcela de participação nos resultados que estamos obtendo”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *