PARTICIPAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA SEMANA DO TRÂNSITO É PAUTA DE REUNIÃO EM JUAZEIRO

blogqsp-agentes Comunitários de Saúde-juazeiro-semanado-trânsito

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das UBS de Juazeiro participaram na manhã de ontem, 13, de um encontro com a direção do Núcleo de Humanização e de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde para que possam ser envolvidos nas atividades e ações de prevenção e saúde no transito que serão realizadas durante esse mês (agosto) nas comunidades e em setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito.

De acordo com as Agentes comunitárias de Saúde, Emanuela Silva, do bairro Argemiro e Sonia Lima, da Pedra do Lord a iniciativa é fundamental para a população. “É importante e relevante discutirmos a educação no trânsito da nossa cidade, no sentido de trabalharmos para reduzirmos os acidentes de trânsito”, ressaltou.

Maria Nelza, Agente de Saúde a 23 anos da comunidade do bairro Palmares, compartilha da mesma opinião. “Muitas vezes nossos pedestres são desrespeitados, precisamos trabalhar com a comunidade de uma maneira educativa e preventiva. Parabéns a secretaria pela iniciativa”, disse.

Segundo dados da Secretaria de Saúde dentre as causa externas que tendem a desaguar na rede pública de saúde, os acidentes tem uma contribuição significativa, pois geram elevado percentual de internação e altos custos hospitalares.

“Os agentes comunitários são multiplicadores, eles irão desenvolver atividades preventivas e educativas para o trânsito de Juazeiro que será fundamental para o sucesso da campanha que visa, sobretudo, a redução dos índices de acidentes em nossa cidade”, disse a diretora da Atenção Básica, Tatiane Malta.

A diretora de Humanização da Sesau, Carla Lorena Pesqueira, ressaltou a importância das atividades com os agentes. “Os ACS têm um papel fundamental em promover educação em saúde na cidade. Os resultados dessa amostra serão explorados pelos agentes, numa espécie de blitz, que mobilizará a cidade nos sinais de trânsito, com o apoio de outras secretarias que também estarão com atividades educativas”, concluiu.

Daniela Duarte/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *