PRODUTORES DO SALITRE DISCUTIRÃO HOJE (10) COM A CODEVASF, A CRIAÇÃO DO DISTRITO DE IRRIGAÇÃO DO PERÍMETRO SALITRE

blogqsp.CodevasfA Companhia Vale do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf realizará hoje (10), a partir das 18h, reunião com os representantes da CODEVASF, Associação dos Usuários do Perímetro Irrigado Salitre – ASUPIS, e dos agroempreendedores do perímetro para discutirem a implantação de uma entidade administrativa, o Distrito de Irrigação do Perímetro salitre. O evento acontecerá na sede da Codevasf, em Juazeiro.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon de Siqueira, o objetivo é passar para as mãos dos irrigantes a administração do empreendimento agrícola. “Esta é a saída para os produtores e para o governo também, porque os produtores assumem para si uma estrutura que foi criada para eles, e passam a ter essa responsabilidade, podendo diminuir assim os custos de manutenção e operação, e ainda contam com a participação da Codevasf”, informou.

O Perímetro Irrigado Salitre foi inaugurado em março de 2010. O projeto original prevê cinco etapas, que ocupariam uma área de 31 mil hectares. A primeira etapa está em funcionamento, onde trabalham 255 pequenos produtores de frutas, hortaliças e outros produtos. Quase a metade desses agricultores (49%) sobrevive com uma renda mensal média de três a dez salários mínimos. Em 2014, o faturamento de Salitre foi estimado em R$ 30,4 mil por hectare colhido. Estima-se que essas áreas irrigadas gerem mais de cinco mil empregos diretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *