Com o objetivo de melhorar a saúde do corpo e da mente dos alunos das aulas de hidroginástica do Programa de Atividades Físicas de Juazeiro, a Secretaria da Saúde está disponibilizando a partir de agora uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, nutricionista, dermatologista, cardiologista e fisioterapeuta para orientações aos usuários. A ação vai beneficiar 203 alunos dos 27 bairros contemplados com o Programa.
Além das aulas, que acontecem duas vezes por semana, na Unidade de Saúde da Família do Dom Thomaz, os pacientes participarão de oficinas para aconselhamento, dicas de uma alimentação saudável, exercícios para uma melhor postura, dicas para cuidados com a pele, além de momentos de integração e humanização, que estarão acontecendo mensalmente. Na última sexta-feira (30), os alunos se reuniram no Centro de Saúde III, para um momento especial com a psicóloga Daniella Lima.
Durante a oficina, a psicóloga ofereceu uma manhã diferente aos alunos, que riram, choraram e se conheceram melhor. Para Adelaide Torres, 91 anos, o encontro foi muito interessante. “Cada um falou sobre a origem do nome e da história de vida. O momento foi de interação e de troca de ideias. Além dos benefícios com a saúde, pois estou sentindo menos dores nos braços e nas pernas, agora vamos aprender a nos cuidar de forma geral. Muito legal”, disse.
“Estamos a mais de 1 ano juntos e muitos nem se conheciam. Eu não sabia a história do meu nome e estou curiosa para no próximo encontro falar mais sobre mim para meus colegas”, falou a dona de casa e vendedora, Maria Hilda de Souza Lopes, 50 anos.
A iniciativa visa atender de forma integral os alunos, frisou o coordenador de Atividades Físicas, Nivaldo Júnior. “Muitos estão com idade avançada e problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, dores no corpo, por isso precisam de cuidados maiores. Vamos dar mais atenção aos usuários, ensinando a cuidar melhor do coração na terceira idade, proteger a pele, principalmente durante as aulas que são realizadas expostas ao sol. A saúde é prioridade para a Prefeitura de Juazeiro e vamos continuar colocando em prática atividades em prol de uma vida mais saudável”, explicou.
Satisfeita com a iniciativa, a aposentada Ozelina Pereira dos Santos, 66 anos, falou que a oficina foi formidável. “A aula com a psicóloga foi ótima. Ajudou a clarear a minha mente e a me conhecer mais. A gente tem que valorizar a nossa história e compartilhar nossa vida de alegria com os outros”, desabafou.
“A saúde mental é muito importante para o sucesso da atividade física e associada com outras orientações, com certeza, levarão mais saúde e qualidade de vida aos usuários”, destacou a psicóloga Daniella Lima.
A próxima oficina está marcada para o dia 25 de abril com a fisioterapeuta Céphora Vitorino. A ação é mais uma iniciativa da Diretoria de Promoção à Saúde, através do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom) e da Coordenação do Programa de Atividades Físicas do Município para Hipertensos e Diabéticos (Projeto Mover).
(Ascom PMJ)