O presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá-AFRUPEC, Josival Barbosa, participou nesta manhã (23) do Programa Bastidores da Notícia e falou que o recurso anunciando para executar ações de abastecimento de água em 08 perímetros irrigados do Vale do São Francisco pelo Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, no dia 26 de junho em Petrolina, no valor de R$ 38 milhões, sendo que para Juazeiro foi destinado R$ 4 milhões, ainda não foi repassado para a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf.
“Ainda não foi feita a encomenda dos flutuantes por conta que o governo ainda não depositou o dinheiro na conta da Codevasf e isso precisa ser feito o mais rápido possível, cada perímetro tem a sua peculiaridade e se o recurso demorar mais a situação vai piorar. Chamamos a atenção das autoridades para que isso seja feito urgentemente”, alertou.
Josival disse ainda que o volume de água da barragem hoje é menor do que o ano de 2011. “É preocupante isso, hoje o volume da barragem está em 17,8 %, pior do que em 2001 que era 18,4%. A previsão que se faz é que em setembro chegue com menos de 6%, com isso a vazão poderá reduzir e se baixar mais os projetos de Maniçoba e Curaçá não irão captar água”.
Por fim, ele disse que a associação juntamente com o sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro pretende fazer uma nova mobilização para que o governo se sensibilize. “Já existe uma programação para que seja realizada uma nova uma mobilização e na próxima semana iremos nos reunir com o Sindicato Rural de Petrolina para combinar a data”, concluiu.
Da Redação/BlogQSP