PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE DE LAGOA GRANDE PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE ASSISTÊNCIA OBSTETRA

blogqsp-oficina-Assistência Obstetra-lagoagrande

Ontem (15) e hoje (16), profissionais da área de saúde de Lagoa Grande (PE) participam durante todo o dia de oficina voltada para melhorar ainda mais o serviço prestado as gestantes do município e distritos circunvizinhos com a enfermeira obstetra e representante do Centro Nordestino de Medicina Popular em Olinda PE, Renata Miranda.

A capacitação tem como objetivo qualificar a assistência obstetra, através de discussões com profissionais que atuam na atenção, pré-natal e no parto. Estão Participando do encontro, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagens e gestores da área de saúde do município.  A Oficina é realizada em três etapas, no primeiro momento realizado no mês de junho os participantes debateram ações divididas em três grupos para melhorar  ainda mais a assistência á saúde da mulher no município, os postos de saúde desenvolveram durante esse novo encontro um grupo de apoio à gestante na maternidade, um partograma e visitas dessas gestantes ao Hospital Municipal José Henrique de Lima e a gestão elaborou um protocolo de pré-natal para ser seguido, hoje foram apresentando os trabalhos desenvolvidos, entre outros temas abordados, a terceira etapa será daqui a seis meses com avaliação das atividades executadas nesse período.

Renata Miranda explica a proposta do projeto e a importância para o município.  “Lagoa Grande foi um dos municípios escolhidos em função de que o Centro de Medicina Popular já tem uma relação com outros projetos que foi executado aqui, viemos com a proposta de nesse curso trabalhar algumas intervenções que os enfermeiros e médicos já fazem no município e vamos discutir um pouco a assistência ao parto e das emergências, daqui a seis meses voltamos para avaliar junto com os profissionais e com a gestão a prática dos assuntos abordados”, relata.

“Quando a gente pensa em assistência ao parto e  ao pré-natal, inclui a mulher, o filho e a família, então é importante discutir esses temas para reduzir a mortalidade materna, intervenções e custos desnecessários, pois estamos falando de cuidar de várias vidas”, frisa.

Para o Coordenador de enfermagem, Clístenes Torres, à capacitação contribui significantemente para a assistência prestada na saúde do município. “É de grande valia entender que o hospital e a atenção básica agem em conjunto, então essa oficina veio somar e contribuir para a ampliação do serviço de saúde do município, isso agrega valores tanto para os usuários como para os profissionais que estão sendo capacitados com a oficina”, pontua.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *