SEMAOP DÁ SUPORTE NA REALIZAÇÃO DO CURSO DE ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES LÍQUIDOS

blogqsp-Curso de Elaboração e Gerenciamento de Projetos-semaop-juazeiroA Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) em apoio a Empresa Grupo Ambiental e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), fez parte da realização do Curso de Elaboração e Gerenciamento de Projetos que aconteceu segunda-feira (13) e terça-feira (14) no Centro de Saúde III do Bairro Angary.

O curso teve ênfase em resíduos sólidos e efluentes líquidos, e mostrou aos participantes que a melhor forma de se obter sucesso é através da elaboração de um projeto para que as atividades sejam coordenadas e controladas do início ao fim. Sávio Cavalari, palestrante do curso, falou da importância em se gerenciar um projeto, seja de saneamento ou de coleta, através do processo de iniciação, execução, monitoramento, controle e encerramento. “Devemos coordenar as atividades para um resultado eficaz. Pois, só somos eficientes se terminamos o projeto no prazo”, disse Sávio.

A coordenadora do programa de educação ambiental e comunicação social, Professora Mônica Azevedo, falou da iniciativa do curso por compreender através de pesquisas que existe uma deficiência por parte de algumas gestões em se elaborar projetos e identificar as demandas. “Nossa preocupação é passar essa informação de como desenvolver e gerenciar um projeto para que a ideia tenha sustentabilidade por meio dos gestores”, disse a Profª. Mônica.

Josival Barbosa, diretor de licenciamento da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, participou do curso e disse da sua satisfação em adquirir novos conhecimentos: “para mim foi mais um aprendizado no que diz respeito a área de saneamento e elaboração de projetos, bem como a coleta seletiva. Troquei experiências e ganhei muito com essa oportunidade”, contou.

Na oportunidade, estiveram presentes representantes de instituições ambientais e de serviços públicos. Todos receberam apostila educativa com abordagem em noções básicas de elaboração e gerenciamento de projetos, além de folhetos explicativos sobre resíduos sólidos municipais e saneamento e saúde.

O secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Agenor Souza, destacou a importância da participação dos gestores da área ambiental e também a população. “É necessário que tenhamos essa melhora na prestação de serviço através da aquisição de novas informações para que também a população se conscientize em relação às questões ambientais. Acredito que um trabalho bem feito pela secretaria seja estimulo para os outros”, disse o secretário.

Por Clarissa Moreira/SEMAOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *