Na segunda feira, 13 de julho, o Brasil vai comemorar os 25 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – com ato público em várias cidades brasileiras.
Em Juazeiro, o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente – CMDCA – vai oferecer uma oficina para adolescentes no sábado, (11) além de promover Ato Público a partir das 8 horas da manhã de segunda feira (13) na Praça Antonilo da França Cardoso.
O Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado pela Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990 e reconhece a criança e o adolescente como sujeito de direitos. Segundo Rosinéia Rodrigues de Oliveira, vice presidente do CMDCA em Juazeiro, “após a criação do ECA muitos foram os avanços e conquistas para as crianças e adolescentes brasileiros que tiveram seus direitos atendidos como prioridade, assim como a criação dos Conselhos Tutelares encarregados de zelar pelo cumprimento desses direitos”.
O Núcleo de Cidadania do Adolescente – NUCA – também está participando da organização do evento. Reunida hoje pela manhã na Casa dos Conselhos, a Comissão Organizadora do NUCA ,coordenada por Alexandre dos Santos, definiu ações e estratégias para mobilizar os adolescentes não só para participar da oficina, cujo tema vai ser a discussão do Estatuto, assim como convidar a população de modo geral para o ato público.
Landa Menezes/Casa dos Conselhos
