Aproximar o usuário dos serviços disponibilizados, dando suporte necessário à população, examinando e dando encaminhamento às reclamações, denúncias referente a procedimentos e ações executadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é o papel da ouvidoria, considerado um dos setores mais importantes, uma vez que pode dar voz aos consumidores que de alguma forma não conseguiram resolver seus problemas junto à empresa e recorrem a Armup. Ainda compete a ouvidoria informar aos cidadãos sobre os seus direitos e prestar demais esclarecimentos.
No ano de 2011, a ouvidoria recebeu mais de 400 ligações de usuários que, em geral, tinham alguma queixa em relação à Compesa. “São diversas chamadas que recebemos diariamente e como é o nosso papel, registramos a denúncia e vamos ao local, verificar se procede e a partir daí damos seguimento ao nosso serviço. Primeiro, notificamos o órgão, damos uma prazo para que o serviço seja normalizado, caso não tenhamos retorno, autuamos a Companhia, aplicando multa e marcamos uma nova data para que o problema seja solucionado definitivamente, evitando assim causar maiores danos à população”, esclarece a ouvidora Maria Dijane Silva.
Com a efetiva participação da sociedade no controle dos serviços públicos regulados, através de ações como o diálogo e informações claras e precisas, a Armup ainda promove a integração com a população, incentivando as formas democráticas, contribuindo para a melhoria dos serviços. A Agência dispõe da mediação de conflitos, dos serviços de ouvidoria – mediante recepção e tratamento de solicitação e reclamações, além das campanhas educativas.
Ouvidoria Armup: 0800 281 2479
(Ascom Armup)