JUAZEIRO SEDIA CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR

blogqsp-segurançaalimentarenutricional.juazeiro

Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea­Ba), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), realiza, nos dias 7 e 8 de julho, a conferência territorial de segurança alimentar e nutricional do Território de Identidade Sertão do São Francisco.

O evento acontece em Juazeiro, no Centro de Cultura João Gilberto, e vai reunir delegados, convidados e observadores, representantes do poder público e sociedade civil.

A abertura está prevista para às 9h, com a palestra magna, e, durante os dois dias, a programação segue com o balanço sobre as ações do Governo do Estado voltadas para a segurança alimentar e nutricional realizadas entre 2011 e 2015, aprovação da carta política, eleição dos delegados territoriais e discussão sobre a ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A iniciativa, que conta com a parceria do Grupo Governamental de SAN (GGSAN), do Governo do Estado, tem como meta ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, o direito humano à alimentação adequada e saudável da população baiana, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para a superintendente de Inclusão de Segurança Alimentar (Sisa), Rose Pondé, “as atividades das conferências territoriais devem reforçar o seu caráter político, formativo e de mobilização, como instância do SISAN que concretiza a participação democrática e cidadã, levando os debates e os avanços obtidos para a agenda do estado, dos territórios e dos municípios”.

As conferências fazem parte do processo preparatório para a 5a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (5a Cesan), que acontecerá de 26 à 28 de agosto, em Salvador. Os encontros territoriais acontecem até o dia 14 de agosto, em 20 Territórios de Identidades da Bahia.

Sertão do São Francisco – Situado no semiárido baiano, o território é composto por dez municípios: Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *