“Com o tema Fraternidade e Saúde Pública: Que a saúde se difunda sobre a terra”, a Campanha da Fraternidade 2012 convoca a comunidade católica a refletir sobre a prestação dos serviços públicos de saúde e a importância do cuidado com a sanidade física, mental e espiritual. Integrando os ritos da Campanha, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, fiéis da Igreja de Santa Terezinha e os moradores do bairro Dom Avelar, se reuniram na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Leonor Elisa para a celebração de uma Missa Campal.
O pároco da comunidade, Padre Cristiano, explicou que o período da quaresma sempre é marcado por discussões que afetam a vida cotidiana da população e em 2012, o tema escolhido é um dos mais discutidos em todo o país. “Esse é um momento para difundirmos a cultura de saúde entre as pessoas, incentivando a prática de atividades físicas, a boa alimentação e a prevenção de doenças”, afirmou o Padre Cristiano, ressaltando os avanços da saúde pública na região com a chegada das unidades AME. “Na Paróquia Sagrada Família nós temos duas unidades AME, uma no José e Maria e outra no Dom Avelar. Para nós cristãos, isso é uma benção de Deus”, completou.
“Sabemos que ainda existem coisas que podem ser feitas para melhorar essa questão da saúde, mas nós, que moramos do Dom Avelar, agradecemos por ter essa AME instalada aqui. Hoje, temos médico e não precisamos dormir na fila para conseguir uma consulta. A saúde já melhorou muito”, contou o padeiro Cleudemar Santos. Para a gestora da unidade, Socorro Lima, a cerimonia foi um momento de renovar o compromisso dos profissionais de saúde no cuidado com as pessoas. “Essa missa nos dá a oportunidade de reforçar os nossos laços com a população e pedir bênçãos para que a nossa equipe continue trabalhando e acolhendo os usuários do jeito que eles precisam”, enfatizou.
(Ascom PMP)