Contribuindo para o fortalecimento da saúde em Petrolina, profissionais do SAMU, dos CAPS’s e NASF de Petrolina participaram do II Encontro do Colegiado de Saúde Mental, da VIII GERES.
Na pauta os profissionais de Petrolina apresentaram varias experiências na área de saúde mental e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) no município.
O evento aconteceu no ultimo final de semana, no auditório da VIII Geres de Petrolina, e contou com a participação do coordenador de enfermagem do SAMU, Nilton Leite, que deu as principais dicas sobre técnicas de abordagem a pacientes com transtornos mentais.
A diretora de Atenção e Especializada, Juliana Granja, participou do evento e junto aos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial trouxe as experiências exitosas da rede de saúde mental de Petrolina.
“Hoje temos orgulho de uma das maiores coberturas na área de saúde mental de Pernambuco, temos nossa unidade Infanto-Juvenil exclusiva em todo o sertão, o trabalho em Petrolina cresce e cada vez mais somamos qualidade de vida e saúde digna para as pessoas da nossa cidade”.
O CAPS Infanto-Juvenil é um das prioridades do Prefeito Julio Lossio para atender crianças e adolescentes da sede e do interior de Petrolina, a coordenadora da referencia em Saúde mental, Poliana Cruz, apresentou as ações da unidade e falou sobre a importância da ressocialização das pessoas, entre crianças e adolescentes.
“Nosso prefeito tem um olhar muito especial para todas as nossas crianças, cuidar de cada uma com muito amor, atenção, e principalmente fazendo com que cada jovem possa ter o acompanhamento da sua família são os pedidos de Dr Julio a nossa equipe multiprofissional”, finalizou, Poliana.
A residente em enfermagem, Iris Gleiciane, afirmou que o momento do II Encontro junto aos CAPS e equipe da Geres é de fundamental importância na construção da saúde mental em Petrolina. “Uma rede forte e centrada no cuidado a saúde de seus usuários fortalece a atenção básica e a saúde mental em Petrolina”, concluiu.
Aurilio Marcos