Desenvolver visão empreendedora e habilidades pessoais, gerando mudanças de comportamento e autoconfiança para os participantes. Essas são algumas metodologias trabalhadas durante o Empretec, que está sendo realizado no auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro, até amanhã, 21. Promovida pelo Sebrae, a capacitação de 60 horas vai melhorar o desempenho empresarial dos participantes, visando o planejamento e crescimento de negócios.
A técnica do Sebrae em Juazeiro, Audeni Souza, explica que durante a formação o participante é desafiado em atividades interativas por meio de dinâmicas e exercícios e passa a conhecer melhor o seu potencial empreendedor. “Empreendedores que desejam abrir o próprio negócio ou empresários já atuantes no mercado encontram no Empretec a oportunidade para explorar habilidades, conhecer pontos fortes de gestão e descobrir onde precisam melhorar, aumentando a competitividade e as chances de sucesso e permanência no mercado”, destaca.
Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) há 22 anos e aplicado no Brasil com exclusividade pelo Sebrae, o Empretec reúne quase 10 mil empresários por ano e contribui no preparo de metas e projetos das empresas de 98% dos participantes, além de influenciar 64% a abrirem um negócio.
O médico Salvador Luiz de Carvalho faz parte dessas estatísticas. Há pouco tempo, decidiu que, além de cuidar da saúde das pessoas, também que ser dono do próprio negócio. Ele está se preparando para abrir uma empresa de produtos ortopédicos. Sem experiência no ramo empresarial, Salvador procurou o Sebrae e foi orientado a participar do Empretec. Em poucos dias na capacitação já se sente mais preparado. “O curso é excelente e me surpreendeu. Estou aprimorando algumas habilidades pessoais e descobrindo um potencial empreendedor que nem sabia que tinha. Já tenho noções de planejamento financeiro, estipulação de metas e pesquisa de mercado. Agora me sinto preparado para iniciar um negócio de sucesso”, revela.
O facilitador da capacitação, Jozelito Ribeiro, explicou que tanto empresários atuantes como aspirantes mudam totalmente a visão do que é empreender após participar do Empretec. “Dentre os principais resultados do Empretec, é possível destacar o melhor planejamento, aumento de lucros e de faturamento do negócio. O empresário é incitado ao comportamento empreendedor e passa a avaliar riscos, calcular investimentos, ou seja, torna-se mais crítico nas tomadas de decisão na empresa. Já os potenciais empreendedores se sentem mais seguros e determinados. A tendência é que montem um negócio de sucesso”, declara.
Lucilene Santos
