UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO DOM THOMAZ REALIZA MUTIRÃO CONTRA A HANSENÍASE

blogqsp-Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dom Thomaz

A Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da Atenção Básica do município, promoveu durante toda manhã desta quinta-feira (18), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dom Thomaz um mutirão de atendimento para detecção de hanseníase.

Os pacientes da unidade passaram por exames clínicos para detectar possíveis casos da doença, além de um trabalho de educação e conscientização sobre os cuidados de prevenção.

A enfermeira e gerente da UBS, Regina Santos explica a motivação da iniciativa. “Detectamos oito casos na unidade, é um número relevante para a área.  Queremos com essa ação poder identificar novos casos e iniciar o tratamento o mais rápido possível”, revela a enfermeira.

O diagnóstico precoce é de extrema importância. Uma vez que a pessoa começa a receber o tratamento ela deixa de transmitir a doença. Todo o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde e as UBS de Juazeiro estão aptas a dar atendimento aos casos suspeitos.

Durante o mutirão, Regina Santos também conversou com os usuários na sala de espera da unidade orientando sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. “Quem tem alguma mancha precisa descobrir o diagnóstico o mais rápido possível. Hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. Por isso, é importante buscar a unidade de saúde assim que perceber alguma mancha suspeita”, explicou.

A jovem, Taciane Silva que está há dois meses com algumas manchas no corpo, aproveitou para examiná-las. “Ainda bem que o diagnóstico não foi de hanseníase, apenas uma micose, mas é importante estarmos atento à saúde e buscar o tratamento o mais rápido possível”, disse.

A hanseníase é uma doença contagiosa, crônica e tem alto poder incapacitante. Alguns dos sintomas são manchas no corpo, perda de sensibilidade, pele seca e com ausência de suor, febre, edemas, dor nas juntas, mal estar e emagrecimento, entre outros.

Dados da Secretaria de Saúde apresentam que em 2013, de cada 100 mil habitantes, 71,9 casos de hanseníase foram detectados em Juazeiro. Em 2014, 55,86 de incidência da doença foram registrados. O município tem observado uma redução no número de casos novos diagnosticados nos últimos anos, isso porque ao iniciar o tratamento a pessoa para de transmitir o vírus quase que imediatamente e a população está buscando o tratamento. “O diagnóstico precoce da doença e o seu tratamento adequado evita que a doença evolua, por isso pedimos à população que esteja atenta e se dirija à unidade de saúde mais próxima caso perceba em sua pele manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, com alteração de sensibilidade”, alerta a enfermeira.

Daniela Duarte/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *