Em entrevista ao Programa Bastidores da Notícia, representante do Instituto da Fruta e dos produtores dos perímetros irrigados da região de Juazeiro, Josival Barbosa, oportunidade, falou da preocupação dos agricultores com relação à redução da vazão do Lago de Sobradinho. “A redução já está em 900m² e isso é preocupante, os projetos Maniçoba e Pedra Branca já estavam com problema de falta de água e agora a situação deve ter piorado muito mais”.
“A nossa situação está se tornando cada vez mais critica e a fruticultura pode entrar em colápso. Vários ofícios já foram encaminhados para as autoridades desde o mês de novembro e as sinalizações começaram a chegar agora. Em março, com a ajuda do Deputado Zó foi realizada uma audiência pública na Alba para discutir o problema e, no dia 9 de junho o Governo da Bahia nos recebeu e garantiu que vai buscar recursos, caso o governo federal não se manifeste”, acrescentou.
Segundo Josival, a única solução para resolver o problema é a instalação dos flutuantes. “Falou-se tanto em gestão hídrica e a Chesf abriu as comportas demais e sem necessidades. A região de Juazeiro vive em torno da agricultura irrigada e é destaque nacionalmente por isso. Precisa investir na instalação de flutuantes e para isso é preciso ter um recurso de R$ 9 milhões, somente isso resolverá o nosso problema”, informou.
Preocupado com a situação, o deputado estadual Zó, participou por telefone do programa e garantiu que a instalação os flutuantes estão praticamente resolvidas. “A nossa obrigação é buscar uma alternativa para sanar o problema e em breve teremos a implantação dos flutuantes”.