Estão abertas no distrito de Poço de Fora/Curaçá as inscrições para o programa ProJovem Campo – Saberes da Terra. O curso oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 28 anos que não concluíram o ensino fundamental. As inscrições podem ser realizadas no Colégio Getulio Vargas até o dia 20 de junho e os interessados devem levar cópias e originais da identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar.
De acordo com o Professor Valdir Santos, o programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação a essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.
Valdir diz ainda que os estudantes devidamente matriculados receberão uma bolsa de R$ 100 reais a cada dois meses. “Além disso, haverá transporte escolar para os alunos que residem em outra comunidade e estamos disponibilizamos também uma sala de acolhimento para as jovens que tem filhos”.
O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância — intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. “É totalmente gratuito e esperamos preencher as 30 vagas”, concluiu o professor.



