INOVA MODA INVERNO CHEGA A JUAZEIRO COM TENDÊNCIAS PARA CRIAÇÃO DE FIGURINOS

blogqsp-inova-moda-giz-de-cera-e-lápis-de-cor
A estilista e empresária de moda, Ninfa Tavares, atua na criação de roupas femininas há 16 anos no município. Seu trabalho busca como diferencial a inovação e produção de peças exclusivas, com inspiração nas ruas, filmes, programas, novelas, pesquisas e em capacitações de eventos como o Projeto Inova Moda Inverno 2016, realizado no dia 9 de junho. “A palestra trouxe novas perspectivas e incitou os participantes a buscar inspirações para criar e produzir moda na cidade. É uma excelente proposta, e promete fortalecer e organizar os produtores de moda da cidade”, declara Ninfa.
O projeto, realizado pelo Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, já passou por Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, com o objetivo de aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas de confecção e moda, através de palestras, oficinas, laboratórios e material didático que abordam tendências de comportamento, consumo, moda, mercado, entre outros temas.

A palestrante Ana Luiza Guimarães, consultora do setor têxtil e vestuário do Senai e coordenadora do Projeto, explica que o evento traz macrotendências, incita mudanças de comportamentos e quebra de paradigmas que vão nortear o desenvolvimento de produtos diferenciados de alto valor agregado, e assim, mais competitivos no mercado. “O Inova Moda estimula os empresários e profissionais de moda abrir a mente, buscar a inovação e o inusitado, entender os perfis do mercado local e se aproximar ainda mais do público alvo”, afirma.
Para o gestor do projeto Indústria do Sebrae Juazeiro, Rinaldo Moraes, , o Inova Moda é uma das ações para desenvolver a indústria da moda na cidade, fortalecendo a cadeia produtiva dos setores de confecções, couro, calçados, acessórios, joias e outros produtos. “O evento deixou a mensagem de que é preciso fomentar a inovação para atingir mercados. Estamos engajados com vários parceiros para garantir que, de pequenos ateliês a grandes indústrias, todos sejam incentivados aos processos criativos e às capacitações”, ressalta Rinaldo.
As alunas da escola de confecção de Juazeiro também participaram do Inova Moda 2016 e, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, “Será dada continuidade ao projeto que visa fomentar a indústria da moda em Juazeiro e estimular os profissionais a criar produções com a cara local, estabelecendo identidade própria”.
Ao final do encontro, os participantes receberam o kit para aprofundar os conceitos e inspirações de propostas para o inverno 2016, um somatório de referências, influências e novas tecnologias. O caderno de inspirações vai auxiliar os empreendedores, oferecendo ideias e mostrando as tendências, desde a cartela de cores, formas e tecidos, até a finalização das peças.

Lucilene Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *