Com o foco em estimular a cultura popular e valorizar as tradições juninas no município de Juazeiro, o projeto “São João nas Comunidades” será realizado em algumas localidades, “não exatamente nos bairros, mas em comunidades com tradição junina e próximas de outras que podem se integrar”, como explica o coordenador do projeto, Samuel Morais, que esteve reunido na manhã desta quarta-feira, dia 03, com comunitários de diversos bairros e com a Federação das Associações de Moradores de Juazeiro.
Mais de 20 comunitários estiveram presentes à reunião que também contou com a participação do secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Agenor Souza, explicando sobre papel fiscalizador e arrecadador, dentro do que exige a Lei, e do que é cobrado pelo Ministério Público do Estado da Bahia, referente a eventos do porte do São João.
Também presente à reunião, o diretor da Secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura, Márcio Ângelo Ribeiro, lembrou aos comunitários o período das inscrições para o Concurso de Quadrilhas Juninas, já aberto e que se estendem até o dia 12 de junho.
“É importante que os interessados em participar do Concurso, mesmo aqueles bairros onde não acontecem os arraiás, que procurem a secretaria de Cultura, porque podem sim participar em outras comunidades e abrilhantar ainda mais o São João”, lembra Márcio. As inscrições são gratuitas, abertas a pessoas físicas e jurídicas, e o Edital está disponível no site da prefeitura www.juazeiro.ba.gov.br e qualquer outra informação procurar a sede da SECJU, situada à Rua Carmela Dutra (Orla I) nº 638, Centro, em Juazeiro, aberta das 08 às 17 horas, ou pelo fone (74) 3614 2652.
Samuel Morais explica ainda que o projeto “São João nas Comunidades” conta com a parceria de todos os comunitários que se integram ao projeto e o incentivo da Prefeitura é procurar valorizar a cultura local, mantendo as tradições, como as quadrilhas. “Mas é preciso o comunitário se conscientizar que a parceria dele é muito importante para o sucesso do evento, com cada um assumindo suas responsabilidades”.
De acordo com a coordenação do evento, a expectativa de público para o “São João nas Comunidades” é de 2.500 pessoas, envolvendo estudantes, famílias e pessoas da comunidade. Os bairros contemplados e comunidades adjacentes, divididos por região, como João Paulo II, Quidé, João XXIII, Piranga, entre outros, terão programação junina dentro do projeto e as demais comunidades podem se integrar a essas que já têm tradição junina, explicou o coordenador.
O “São João nas Comunidades” será realizado de 19 de junho a 11 de julho e toda a população está convidada a participar.
Paulo Carvalho/SECJU
