O PCdoB vê a política como uma ciência. Essas são as palavras de Paulo Cesar Carvalho, militante do PCdoB e assessor do prefeito Isaac, ao se referir ao partido Comunista do Brasil, que completou neste fim de semana, 90 anos de atuação no Brasil. “Analisamos o momento real e agimos de acordo com a realidade que se apresenta”, expos Paulo Cesar, primeiro vereador eleito pelo PC do B em Juazeiro.
Quem também participou do programa Bastidores da Noticia e falou com a equipe do BlogQSP, foi Fernando Dantas (foto), presidente regional do PCdoB, que falou um pouco da historia política do PCdoB. “Este final de semana foi muito importante para o partido, completamos 90 anos com muita historia e luta. Começamos o PCdoB com Saul Rosa em 1929, quando ele foi para um congresso operário no Rio de Janeiro e voltou com os documentos do partido já dando inicio a uma grande historia. E com muito orgulho podemos dizer que parte da nossa historia ainda vive, pois um dos primeiros militantes ainda esta entre nós com 92 anos, é o nosso Presidente de honra, João Presidente”, declarou.
Quando questionado como era ser comunista nos anos 70 e 80, Fernando recorreu a uma passagem da bíblia sagrada. “Conhecereis a verdade e ela te libertará” “enquanto havia ditadura, estávamos nas ruas dando nossa contribuição. Passamos 62 anos na clandestinidade, sob ditadura, prisão e assassinatos, defendemos uma bandeira da igualdade, não achamos justo que um trabalhe bastante gerando riquezas e poucos se apropriam delas. Acreditamos que podemos mudar esse quadro no futuro, estamos trabalhando para isso. Fomos também o primeiro partido a levantar a bandeira da reforma agrária. Por defender um sonho possível de ser construído, fomos perseguidos. Para se ter uma idéia começamos com 27 militantes, e hoje somos mais de 300 mil. Participando da historia nacional, com prefeitos, secretários, ministros estamos em todas as esferas.
O PCdoB comemora os 90 anos do partido, administrando grandes cidades, entre elas Juazeiro. Mas de acordo com Fernando Dantas, presidente do Partido Comunista do Brasi, em depoimento no programa Bastidores da Noticia da Rádio tropical Sat, ainda não há uma administração com a cara do PCdoB, isso devido ao sistema que ainda é o capitalismo. “participamos de uma frente progressista no Brasil inteiro, deste a eleição de Lula, que o conduziu a presidência, passando pela presciente Dilma e por duas vezes com a reeleição do governador Wagner. esse conjunto de forças políticas vem mudando aos poucos, gradativamente, já mudamos muito, mas tem muito para fazer, somos um instrumento de mudanças. Em Juazeiro a gestão é condigna, estamos realizando projetos importantes que não existiam. E priorizando os mais carentes, e podemos dizer que é só o começo”, finalizou.