A Secretaria da Saúde de Juazeiro em parceria com o Conselho Municipal realizam nos dias 16 e 17 de julho, a 7º Conferência Municipal de Saúde, no Complexo Multieventos da UNIVASF, campus Juazeiro.
Este ano o tema será: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.
Nesse sentido, a comissão organizadora se reuniu, nesta terça-feira (02), para discutir as ações que serão desenvolvidas ao longo do processo que envolve a Conferência. O encontro foi conduzido pela coordenadora geral da comissão, Eliete Castro e contou com a participação de representantes do Conselho Municipal, da Gestão Municipal, Relator geral e adjunto da organização.
O objetivo da Conferência Municipal é avaliar a situação da saúde pública e debater propostas e diretrizes do SUS, com a finalidade de qualificação e otimização dos serviços disponibilizados no município. Além de discutir avanços na saúde pública, visando à superação das desigualdades, entre diferentes populações e regiões, à organização e à humanização nos serviços de saúde de modo a atender as necessidades dos usuários e ampliar o acesso.
Os espaços democráticos de debates são permitidos através da Lei 8142/90, que garante a participação da sociedade civil e organizada, com o propósito de construir a política de saúde também com a participação popular.
Durante a Conferência serão debatidos vários assuntos ligados ao eixo temático: I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, II – Participação e Controle Social, III – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, IV – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde, VI – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS, VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.
“A conferência será um espaço importante para a apresentação de propostas, soluções e avaliação dos serviços. Serão debates democráticos com sugestões de melhorias nos serviços de saúde ofertados a população. Como gestores, teremos a oportunidade de mostrar nosso compromisso, levando a discussão temas específicos, aumentando o espaço de participação popular para a construção de um Sistema Único de Saúde mais humanizado e qualificado”, explicou Eliete Castro, coordenadora geral da comissão.
Por Daniela Duarte/SESAU