O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Jorge Cerqueira, recebeu na manhã desta última terça-feira (2) na sede administrativa do Mercado do Produtor de Juazeiro, o coordenador regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Carlos Kleber Nascimento Silva; representantes da ACCOSSF, das associações de criadores dos distritos e produtores de Juazeiro e de Jaguarari, para socializar os procedimentos legais referentes aos animais presentes nas feiras de caprinos e ovinos, desde o transporte até os exames exigidos conforme a legislação vigente.
De acordo com o diretor da ADAB, Carlos Kleber, o encontro foi para elucidar dúvidas sobre as principais dificuldades que os pequenos produtores possuem quando participam das feiras, a exemplo da emissão da Guia de Transporte Animal (GTA) e a realização do exame da síndrome Artrite-Encefalite Caprina (CAE). “São documentos obrigatórios cobrados nos eventos. Hoje expliquei para os representantes das associações que a emissão do GTA pode ser feita eletronicamente, e o exame da CAE que é obrigatório, garante a sanidade e qualidade dos rebanhos” observou.
Na ocasião o supervisor da SEAPA José Wilson Chaves, informou que um dos tramites legais para realização dos eventos “é a solicitação oficial do cadastramento das feiras à ADAB que garante a realização de qualquer evento voltado à pecuária”, explicou.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Leite e Derivados da região do Pilar, José Guimarães, o popular Zezinho das Flores, a reunião foi esclarecedora. “Anteriormente iniciamos uma discussão com o secretário Jorge, técnicos e veterinários para poder junta à ADAB sanar algumas dúvidas sobre procedimentos com os animais. Este encontro é muito válido, pois proporcionou uma aproximação maior com a ADAB e a obtenção de informações importantes que passarei aos produtores da associação”, declarou Zezinho que também integra a coordenação do encontro anual de criadores de caprinos e ovinos, realizado na Fazenda das Flores, município de Jaguarari.
Além das orientações da ADAB, o encontro também pautou a importância das instituições parceiras que apoiam e contribuem para o sucesso de cada feira. “Estou satisfeito com a realidade que vivemos hoje, pois estamos ganhando espaço a nível nacional e até mesmo internacional. As feiras de caprinos e ovinos crescem e se fortalecem a cada ano e nós realizadores e instituições parceiras estamos cada vez mais afinados e buscando proporcionar ao setor uma estabilidade econômica de destaque”, analisou Jorge.
O secretário informou também que a IV Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Itamotinga irá acontecer de 12 a 14 de junho, em Cacimba do Silva com a parceria da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva e Sertãozinho.
Lene Radina/ ASCOM SEAPA
