Nessa terça-feira (26) profissionais gestores das unidades do Nova Semente em Petrolina, passaram por mais uma capacitação para melhorar e qualificar o atendimento e acolhida as crianças de Petrolina.
A coordenadora e apoiadora da Atenção Básica, Vanecia Nogueira, trouxe para as equipes os novos suprimentos a serem aplicados as refeições diárias das crianças do Nova Semente, o Nutrisus é um importante sachê com nutrientes em pó solúvel nas alimentações e que serve de reforço alimentar as crianças. A sua utilização visa potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais.
A gestora do Nova Semente do Rio Corrente, Neuma Mota, conta que a iniciativa vai melhorar a qualidade alimentar das crianças e possibilitar a manipulação adequada do saldo nutricional de cada um. “Com a aplicação dos sachês podemos avaliar o índice nutricional dos menores, e assim analisar onde devemos melhorar, percebendo o balanço alimentar das crianças” explicou.
A estratégia será implantada em creches participantes do Programa de saúde nas escolas (PSE), abrangendo varias crianças matriculadas, com foco na faixa etária entre 06 e 48 meses, não havendo contra indicações para crianças até os cinco anos.
A nutricionista das unidades Novas Semente, Geanne Batista, explica sobre a novidade. “O sache contem os principais nutrientes básicos que a crianças precisam logo na primeira infância, com a aplicação diária cada criança garante o reabastecimento energético ideal para sua fase”, disse.
Vanecia disse ainda que algumas unidades do Nova Semente em Petrolina já vão estar recebendo os kit’s com sachês, o que vai viabilizar a alimentação saudável de cada criança. “Iniciamos os registros para começarmos a distribuir o Nutrisus para as unidade, nossa ideia consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches do Nova Semente”, concluiu.
Aurilio Marcos
