A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Petrolina intensifica a coleta seletiva no município. Para aumentar o índice de recolhimento, a Prefeitura divulga cronograma da coleta explicando que a reciclagem apresenta-se como uma solução viável para a economia e para o ambiente.
A população de Petrolina produz diariamente cerca de 350 toneladas de lixo. Preocupados com esta questão, a Secretaria mostra esforço para aumentar a coleta seletiva. De acordo com a secretária Tatyanne Lima , a intensificação da coleta seletiva espera despertar a atenção para o problema do lixo no município. Já foram instaladas 20 lixeiras personalizadas no centro da cidade, com as cores da bandeira de Petrolina e que são destinadas ao material reciclável, ou seja, “lixo seco”.
Segundo prefeito Julio Lossio, a população deve colaborar atendendo o cronograma elaborado pelo município.
Cronograma
- Vila Eduardo – Terça – feita – Manhã
- Jardim Amazonas – Sábado – Manhã
- Areia Branca – Segunda e quinta – feira – Manhã
- Av. Sete de Setembro – Segunda a sexta – feira – Tarde
- Av. Monsenhor Ângelo Sampaio – Segunda sexta – feira – manhã
- Centro – Segunda a sábado – Noite
A coleta seletiva depende da participação da comunidade que deve separar o lixo orgânico (restos de comida, papel higiênico, fraldas descartáveis, etc.) do lixo seco (papel, papelão, garrafa PET, latas, vidros, ferragens, etc.). Também pode separar o óleo de fritura que deve ser armazenado em garrafa PET, pois também há destinação adequada.
Texto: Janaina Paiva
