Os profissionais que atuam na Assistência Social em Juazeiro aderiram a Paralisação Nacional,com objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Os servidores se mobilizaram no Colégio Tableau para colher assinaturas que serão enviadas para Brasília, solicitando o fortalecimento do sistema.
A secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Célia Regina Carvalho participou do evento e disse que os Programas Sociais são responsáveis pela maioria dos avanços que conseguiram melhorar a vida de milhões de brasileiros. “Nós aprovamos essa paralisação durante o 17ª Encontro Nacional do Congemas, realizado em Fortaleza, no mês de abril. É importante lembrar que dentro dessas reivindicações, temos que discutir e garantir os repasses para a Assistência Social sem atrasos”, pontuou.
A secretária disse ainda que é preciso agradecer ao prefeito Isaac, pelo apoio em todas as ações da SEDIS, tanto em prol dos beneficiários, como dos servidores, que passaram por capacitações e tiveram oportunidade de participar este ano da Seleção Pública.
A gerente da SEDIS, Jussara Rêgo fez a leitura da Carta e depois os mais de 250 profissionais presentes assinaram o documento. Um dos objetivos do Ato foi chamar à atenção para a importância da Política Nacional de Assistência Social, que completou 10 anos e que necessita de avaliação, bem como de planejamento para os próximos 10 anos. “Além de dar a população, a clareza sobre a importância do SUAS para as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, a exemplo de mulheres vítimas de violência doméstica; crianças e adolescentes abusadas e exploradas sexualmente; as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil; os idosos abandonados pelas famílias; as pessoas em situação de rua; e tantos outros brasileiros e brasileiras que necessitam da Assistência Social”, completou Jussara.
O vice prefeito, Francisco Oliveira, também apoiou o movimento dos servidores do SUAS. “Precisamos dar clareza sobre a relevância para as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social no nosso município, e vocês como profissionais qualificados que trabalham diariamente cuidando das pessoas que mais precisam do apoio de todos os Governos. Sabemos que avançamos muito na política da assistência no país nos últimos anos, mas precisamos avançar mais”, afirmou o vice prefeito.
A psicóloga do CRAS, Vanusa Menezes, acredita que este Ato é uma forma de sustentação do Sistema, mas que é preciso melhorar os serviços para que o trabalho seja realizado de maneira mais eficaz. “Eu fui da equipe do primeiro CRAS implantado em Juazeiro no bairro Quidé. Após dez anos retornei ao SUAS e percebo avanços consideráveis na vida das famílias atendidas no município. Continuamos nesta luta em busca de mais melhorias”, destacou a psicóloga.
Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
