Empresas de pequeno porte, microempresas e potenciais empresários dos setores da construção civil, alimentos e moda dos Territórios do Sertão do São Francisco e Itaparica terão uma ação exclusiva para o desenvolvimento da cadeia produtiva da indústria. Um acordo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira, 14, por representantes do Sebrae e de instituições parceiras, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Juazeiro.
O projeto Indústria do Sebrae será executado a partir deste ano até 2018 e tem a meta de atender 120 pequenos negócios. Além de Itaparica, 11 municípios do Norte baiano serão contemplados com a iniciativa: Juazeiro, Paulo Afonso, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.
De acordo com o gestor do projeto no Sebrae Juazeiro, Rinaldo Moraes, o crescimento do emprego na indústria local no período de 2006 a 2011 alcançou a marca expressiva de 12,4% ao ano, com destaque para as atividades de apoio à extração mineral, serviços especializados para construção, fabricação de produtos alimentícios, construção de edifícios e fabricação de bebidas, que cresceram acima da média.
“O projeto visa fortalecer os segmentos industriais, por meio dos processos de integração e trocas, desenvolvendo ações de capacitação gerencial, acesso a mercados, tecnologia e inovação, contribuindo para a melhoria da produtividade e competitividade dos empreendimentos”, explicou Moraes. Segundo o técnico, o Sebrae contribui com capacitações e consultorias dos empresários, além de oferecer subsídios financeiros de até 80%, por meio de soluções como o Sebraetec.
Empresário do ramo alimentício em Juazeiro, Zoroastro Cedro atua na produção de molhos de pimenta e ervas finas há seis anos. Com visão empreendedora, ele acredita que a iniciativa vai incentivar os empresários a melhorar o desempenho dos seus negócios. “O projeto fomenta o associativismo e vai auxiliar os empreendedores a descobrir suas necessidades, corrigir falhas e aumentar a qualidade do produto. A união de parceiros vai colaborar, inclusive, no acesso a novas tecnologias, conhecimento e capital financeiro para ampliação das empresas”, afirmou.
O acordo de cooperação prevê o apoio a ações necessárias para obter resultados no projeto Indústria, além de disponibilizar os meios para a sua execução, a exemplo da identificação de empresas como público-alvo, avaliação de desempenho, aperfeiçoamento dos processos gerenciais nos empreendimentos industriais, acesso a novos mercados, desenvolvimento da capacidade de inovação e acesso a tecnologia.
Um dos parceiros do Sebrae no projeto, o Senai vai promover a educação profissional e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade do setor. Para o gerente da unidade Regional do Senai Juazeiro, Francisco Sergio Reis, o projeto já inicia suas atividades bem estruturado. “A gestão compartilhada compromete os parceiros a atuarem em todas as fases de execução, desde o acompanhamento ao monitoramento e avaliação dos resultados. Vamos trabalhar juntos para convocar o empresariado, que será o principal beneficiado”, garantiu.
Os empresários interessados em participar do programa ou obter mais informações podem entrar em contato com o Sebrae Juazeiro, pelo telefone (74) 3612-0827.
Participam junto com o Sebrae no projeto Indústria o Sistema Fieb (Senai, Sesi, Cieb), Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Econômico e Turismo, Prefeitura de Paulo Afonso e a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic).
Lucilene Santos

