Cardeal da Silva pode ser modelo de universalização de assistência técnica

Cardeal da Silva, que tem pequeno número de agricultores familiares, pode se tornar um município modelo na Bahia de universalização do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Essa foi uma das conclusões da etapa do projeto Seagri Itinerante, realizada na cidade na noite desta quarta-feira, (21), quando o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles e todo seu gabinete se reuniu com produtores da região, no auditório da Câmara de Vereadores.

O superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), Wilson Dias, explicou aos agricultores, ao coordenador de Agricultura do município, Paulo Cesar Silveira, e ao vice-prefeito Tiago Carvalho, que “acabamos de fazer a primeira chamada pública para contratação de organizações não governamentais para a prestação de Ater, num projeto que prevê um técnico para cada 100 famílias, e este município está contemplado”. De acordo com Wilson Dias, o governo vai cobrar a qualidade do serviço, “pois o que desejamos é ver a vida do agricultor mudar para melhor”.

Wilson Dias disse ainda que, com o apoio da prefeitura, que tem um agrônomo em seus quadros, será possível alcançar todos os agricultores com o serviço de Ater.

De acordo com o secretário Eduardo Salles, com a decisão de emitir 100 títulos de terras em Cardeal, dando seqüência ao trabalho de regularização fundiária que vem sendo feito pelo governo, o município deverá também ser modelo no que diz respeito a esta questão.

Atendendo à solicitação da prefeita da cidade, Maria Quitéria Mendes, o secretário disse que a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) poderá celebrar convênio com a prefeitura para implantação de um Posto Avançado (Pavan) da empresa no município.

Esplanada quer centro de comercialização de animais

Depois do encontro com produtores de Cardeal da Silva, o secretario Eduardo Salles, acompanhado por sua equipe, deslocou-se para Esplanada, onde foi recebido pelo prefeito Diolindo Batista e todo secretariado municipal, presidentes de associações de agricultores e representantes de assentamentos. A prefeita de Cardeal da Silva e vice presidente da União de Prefeitos da Bahia (UPB), Maria Quitéria Mendes, também participou desse encontro..

Entre as demandas apresentadas pelos produtores de Esplanada, o prefeito solicitou a construção de um centro de comercialização de animais para dinamizar a pecuária e também a instalação de uma balança, para atender as necessidades dos produtores de laranja.

Com relação ao centro de comercialização, o secretário disse que o município, de tradição pecuária, possui considerável rebanho bovino, sendo importante a existência do centro de comercialização. Ele acrescentou que a possibilidade de um convênio com a prefeitura com essa finalidade será avaliada.

O secretário considerou que a produção de laranja em Esplanada está avançando e os produtores não têm onde pesar o produto, e explicou que a instalação de balanças não está na alçada da Seagri. No entanto, Salles prontificou-se a buscar, junto com os agricultores e a prefeitura, a solução para a questão.

O encontro realizado na prefeitura teve seqüência num clube da cidade, onde um jantar foi oferecido à comitiva da Seagri, durante o qual outras demandas foram apresentadas.

(Ascom Seagri-BA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *