Home / Política / EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PETROLINA ‘MUITO ACIMA DA MÉDIA’ RECEBEM CERTIFICADOS DE RECONHECIMENTO

EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PETROLINA ‘MUITO ACIMA DA MÉDIA’ RECEBEM CERTIFICADOS DE RECONHECIMENTO

blogqsp.secretária de Saúde, Lucia GiestaDas 42 equipes de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), 15 foram classificadas pelo Ministério da Saúde (MS) como muito acima da média ou acima da média.

O processo de certificação é composto por três dimensões: uso de instrumentos autoavaliativos; desempenho em resultados do monitoramento dos indicadores de saúde; e desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos. A secretária de Saúde, Lucia Giesta, aproveitou a manhã desta quarta-feira, 13, para parabenizar os profissionais com a entrega de certificados e materiais adquiridos com recurso do PMAQ.

“A certificação das nossas equipes de Atenção Básica nos deixa felizes, por saber que os profissionais têm trabalho com dedicação e a cada ano estão superando os indicadores com melhores resultados. Nossa população tem contado com uma gestão comprometida com a melhoria do acesso e da qualidade do atendimento, externado por estas equipes com qualificação técnica e com dedicada atenção aos usuários”, afirmou Lucia.

Para Rosângela Alves, técnica de enfermagem na AME Vila Eduardo, a classificação é motivo de alegria. “Estamos muito felizes, por que nosso trabalho e esforço em dar uma melhorar assistência à população têm sido reconhecidos. Além dos recursos que possibilita a aquisição de instrumentos necessários para o trabalho”, disse.

As equipes que aderiram ao programa com o objetivo de melhorar a Atenção Básica recebem recursos do MS, e de acordo com o desempenho, mais incentivos financeiros são repassados. O 3ª ciclo para adesão será disponibilizado este ano pelo MS oportunizando o cadastro de novas equipes.

Na ocasião, Lucia ainda contou que o prefeito Julio Lossio tem se articulado e esforçado para aquisição de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde, ACS, e os Agentes de Combate às Endemias, ACE. “A ferramenta facilitará o trabalho dos servidores com economia tempo e agilidade nas informações dos usuários. Iremos realizar capacitação para que todos estejam aptos a manuseá-lo”, acrescentou.

Gabriella Moura

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *