SAÚDE DE PETROLINA INSTITUI O CUIDADO FARMACÊUTICO NAS UNIDADES AME SAÚDE DA FAMÍLIA

blogqsp.farmaceutico.ame.petrolinaPetrolina é dos primeiros municípios a instituir por iniciativa e recursos próprios o Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica com a finalidade de ampliar e qualificar o atendimento farmacêutico.

Com esta prática o profissional passa a lidar diretamente com os pacientes, indo além da dispensação de medicamentos.

Os pacientes, especialmente diabéticos e hipertensos, são consultados individual e/ou coletivamente para auxílio no uso dos medicamentos. “Este projeto está sendo discutido em todo Brasil e Petrolina é pioneira em sua implantação, que inicialmente foi incorporado aos serviços das AMEs. Os profissionais identificam os pacientes que se encaixam no perfil de atendimento, então, é traçado um plano de cuidado para otimizar a terapia e minimizar os riscos de uso incorreto do medicamento”, explica a coordenadora de Assistência Farmacêutica Maria Thereza Morais.

Em 2014 foram realizadas 1.438 consultas farmacêuticas e 6.503 ações de busca ativa de pacientes hipertenso e diabético e mais de 5 milhões de medicamentos foram dispensados durante o ano todo. “Começamos a gestão com apenas 1 farmacêutico e hoje temos 11 profissionais na rede que são participando frequentemente de reuniões para qualificar a oferta desse cuidado, além de utilizarem o Telessaúde para uniformizar as condutas baseadas em evidencias cientificas”, pontuou a secretária de Saúde Lucia Giesta.

Gabriella Moura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *