VEREADORA PROPÕE DESCENTRALIZAR GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA EM JUAZEIRO

blogqsp.vereadora.neguinha

Argumentando que o “descaso” com a saúde pública em Juazeiro se deve ao fato do município não se preocupar em cuidar da Saúde Básica, pois acaba assumindo a responsabilidade pelos procedimentos de média e alta complexidade, a vereadora Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa – PV), disse ontem (05/05), na tribuna da Câmara, que: “Enquanto o município não descentralizar a gestão da saúde, essa situação não irá melhorar”.

Apresentando exemplos, como Petrolina, que passou a responsabilidade do Hospital de Traumas e do Hospital Dom Malan para o Estado e a União, Neguinha argumenta com fatos, como a falta de medicamentos e profissionais nos postos de saúde e obras inacabadas como o Posto de Saúde do bairro São Geraldo: “Foi colocada uma placa no local apresentando a data de início e fim da obra. Mas, até hoje, a obra não saiu do lugar. Desde outubro de 2014, quando apareceram lá alguns pedreiros durante três dias, e depois nunca mais”.

Entenda

A Saúde Pública é financiada pela União com a correspondente contrapartida do Estado e do Município. No caso de Juazeiro os recursos são destinados à atenção básica, que compreende a vacinação, programa saúde da família, atendimento nos postos e acompanhamento de pré-natal, entre outras atribuições.
No município, por não existir unidades de saúde credenciadas para atendimento de alta complexidade, a prefeitura termina por assumir o pagamento destes procedimentos, como é o caso da SOTE, atendendo traumas e fraturas e cobre as despesas da UPA. São recursos retirados da Saúde Básica.
O que a vereadora propõe é entrega para o Estado e União a responsabilidade por estes procedimentos médicos e cirúrgicos.
A dificuldade reside no fato de que já não existem unidades de saúde aparelhadas e credenciadas para estes tratamentos em Juazeiro, que, além de tudo, atende aos casos dos municípios vizinhos.

Por Laiza Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *