PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE DA CÂMARA RECEBE JUSTIFICATIVA DO IMIP

BLOGQSP.ALEXTANURIO vereador Alex Tanuri (PSDB), Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente – CSMA da Câmara de Vereadores de Juazeiro ocupou a tribuna na sessão durante 15 minutos, para dar ciência à direção da Casa Aprígio Duarte e vereadores presentes à sessão, do ofício que, a pedido da Comissão, lhe foi encaminhado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, entidade gestora do Hospital Regional de Juazeiro-HRJ.

Iniciou seu pronunciamento exortando o Executivo Municipal tirar “a responsabilidade dos serviços de média e alta complexidade do município de Juazeiro e passe para o Estado, como assim é feito em Petrolina”, Alex Tanuri discorreu sobre as dificuldades e obstáculos enfrentados pelo IMIP na gestão do HR: “Tem um déficit no contrato de 11 milhões e o IMIP nos passou, na Comissão, que o Estado tem um déficit com eles, por mês de 800 mil reais! ”

Segundo o vereador, “não sei porque cargas d’água”, o contrato “que o Estado fez”, estabelece dificuldades para o IMIP modernizar e ampliar os serviços que oferece à população: “Exemplo: “Tem um raio x novo no IMIP (HRJ) e tem um obsoleto funcionando. Porém o IMIP não pode tirar o velho e colocar o novo! Nós da Comissão perguntamos, porque? Porque o contrato não nos permite”.

Criticando fortemente o Secretário de Saúde da Bahia, Washington Luís Silva Couto (“a saúde na Bahia vai virar um caos! ” – Desabafou – “culpa desse secretário que aí está, que não faz nada pelos municípios”); Tanuri levantou a dúvida: “o IMIP já deu “aviso prévio a todos os funcionários, não sei quem vai pagar”.

E voltou a insistir, citando o caso do Centro de Oncologia, prometido para Juazeiro e foi para Santo Antônio de Jesus: “A melhor coisa que o prefeito faria… entrega a saúde para o Governo do Estado! Vá fazer como Petrolina! Cuidar da atenção básica! ”.

Aparteado por diversos vereadores Tanuri, ao final, propôs convidar as três instâncias responsáveis pela saúde pública, Estado, Município e o IMIP para que cada um exponha suas razões e esclareçam a comunidade e a comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *