27ª Meia Maratona Tiradentes apresentará novidades

A 27ª Meia Maratona Tiradentes, que foi lançada oficialmente na manhã desta terça-feira (20), no Rapport Hotel, apresentou algumas mudanças positivas. O anúncio da modernização da prova através do uso de apuração eletrônica e a mudança de dia e horário de realização, visando melhor rendimento e segurança dos atletas, ficaram entre os destaques. Equipe de governo, entidades de apoio, atletas, representantes da Câmara de Vereadores e imprensa regional participaram da solenidade.

Com data marcada para o dia 22 de abril (domingo), às 7h30, a 27ª edição da prova pretende atrair em torno de 600 participantes e distribuir 35 mil reais em prêmios. O evento, que já faz parte do calendário esportivo oficial do município, é realizado pela Prefeitura de Juazeiro, com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Capitania dos Portos, 72º BIMTZ, CMTT, Guarda Municipal, SAMU, entre outros.

Segundo o gerente de Esportes Gilberto Pacheco, a Meia Maratona Tiradentes torna-se maior por envolver outros dois eventos paralelos. A Corrida Tiradentinhos, que este ano acontece no sábado (dia 21), e a Minimaratona de 5 km, que continua com saída do SESI. “Na verdade esse é um evento de Juazeiro, que envolve muitos parceiros e órgãos em prol da promoção do esporte. A Meia Maratona democratiza a prática esportiva, promove inclusão e abre portas para os atletas. Prova disso é que participam competidores das categorias de elite, de todas as faixas etárias e dos segmentos especiais (cadeirantes, deficientes visuais, físicos e mentais)”, avaliou Gilberto.

Sobre a apuração eletrônica, o coordenador técnico José Carlos Santana explicou que todos os participantes receberão um chip eletrônico, que deverá ser amarrado no cadarço do tênis do pé direito, na posição vertical. “O resultado será automático e teremos mais segurança. Com a nova tecnologia, poderão ser conferidos os tempos líquidos e brutos, e sem dúvida esse é um grande avanço. Foram investidos 10 mil reais para que a prova pudesse contar com esse equipamento, que eleva a Mini Maratona Tiradentes a outro status”, garantiu Santana. 

Os atletas, que prestigiaram o lançamento, aprovaram as mudanças. “Já estava na hora de Juazeiro modernizar a prova e garantir a apuração eletrônica. Outros pontos interessantes são o da mudança de horário e o aumento dos postos de água. Esses novos fatores poderão influenciar positivamente o desempenho do competidor”, destacou o vencedor da categoria atletas locais do ano passado, Edson Amaro. Josoaldo Coelho, que é deficiente visual e campeão paratleta brasileiro dos 5 mil metros, afirmou que a Meia Maratona Tiradentes sempre foi reconhecida nos locais por onde passou, “a prova tem uma estrutura muito boa e nos prepara bem para outras competições”.

De acordo com o secretário Clériston Andrade agora é só esperar chegar o dia, “temos certeza de que o evento será um sucesso, pois estamos contando com uma equipe comprometida e bons parceiros”. O prefeito Isaac Carvalho enfatizou em sua fala a integração de ações para o alcance de resultados positivos. “Estamos felizes com esse lançamento, e o esporte de Juazeiro vem se destacando por todos os investimentos feitos. A Meia Maratona é apenas um dos pontos altos do fomento do desporto no município. Temos ações continuadas que contribuem para que momentos como esse aconteçam”.

Inscrições

De hoje (20), até o dia 17 de abril, os interessados podem fazer suas inscrições por fax (74) 3611-1002, ou na Gerência de Esportes e Lazer, situada no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, no bairro Novo Encontro. O valor da inscrição é de R$ 10,00 para atletas de Juazeiro e Petrolina e de R$ 25,00 para atletas de outras localidades. 

No caso da inscrição via fax, os atletas deverão imprimir a ficha de inscrição, que está à disposição no site da Prefeitura de Juazeiro (www.juazeiro.ba.gov.br), fazer um depósito identificado no valor referido no Banco do Brasil, na conta corrente 66225-9, agência 0069-8, em nome da Meia Maratona Tiradentes, e enviar os comprovantes.

(Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *