CÂMARA DE JUAZEIRO CRIA O DIA DA POLICIAL MILITAR FEMININA

Câmara de Juazeiro   Foto Farnésio Silva
Câmara de Juazeiro Foto Farnésio Silva

A Casa Aprígio Duarte, Câmara Municipal de Juazeiro, aprovou durante sessão ordinária, realizada no Plenário, no dia 07 de abril do corrente ano, o Projeto de Lei Nº 3.140, que institui o dia 21 de abril como sendo o dia da Policial Militar Feminina no calendário oficial de eventos do Município.

A proposta, de autoria do Vereador Pedro Alcântara Filho, constitui mais que uma homenagem a todas as mulheres que optaram ingressar nos quadros da PMBA e emprestam diariamente sua dedicação e zelo no cumprimento diário da missão de servir e proteger, quer seja desempenhando funções em atividades administrativas ou operacionais.

Através do Projeto de Lei, o Poder Legislativo Municipal demonstra publicamente o reconhecimento e respeito da sociedade civil para com as mulheres que com bravura e empenho galgaram seu espaço num ambiente historicamente masculino, alcançaram seu lugar em quase 26 anos de luta na Polícia Militar, sem perder a essência feminina, nem abrir mão de direitos específicos do gênero.

O Comando de Policiamento Regional Norte parabeniza a iniciativa e agradece, em nome de cada policial militar feminina que atua na 73ª, 74ª, 75ª e 76ª Companhias Independentes, CPRN/CETO, Unidades Operacionais subordinadas a este Comando, bem como no 3º Batalhão de Polícia Militar/Ensino, 9º Grupamentos de Bombeiro Militar, Colégio da Polícia Militar/Juazeiro, 4ª Companhia de Policiamento Rodoviário e a Companhia Independente de Policiamento Especializado – Caatinga, demais Unidades da Polícia Militar e Bombeiro Militar sediadas neste Município.

A inserção da mulher na Polícia Militar da Bahia teve início após o Decreto Governamental de número 2.905, de 12 de outubro de 1989, que criou a Companhia de Polícia Militar Feminina. Após o concurso, foram incorporadas 27 Sargentos e 78 Soldados, que compuseram a primeira tropa policial militar feminina da Bahia, instalada na Vila Militar dos Dendezeiros, em Salvador. As primeiras representantes femininas do efetivo juazeirense foram 24 policiais da Turma do Curso de Formação de Soldados, do ano de 1996. Atualmente o efetivo feminino da PMBA é composto por, aproximadamente, 5.000 policiais militares, entre Oficiais e Praças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *