Avaliação positiva do governo Dilma cai a 12% e é a pior de uma gestão federal nos últimos 20 anos, diz CNI/Ibope

Nunca a avaliação de um governo foi tão baixa quanto a deste início de segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira (1º) mostrou que a avaliação positiva do governo da petista é de 12%. A queda comparada a pesquisa anterior foi de 28 pontos percentuais.
O segundo pior índice da história da sondagem, iniciada no primeiro governo deFernando Henrique Cardoso, foi do tucano no segundo e no terceiro anos do segundo mandato dele, quando chegou a 16%.
Os que consideram hoje o governo Dilma ruim, péssimo e regular são 87%. Já a aprovação da maneira de governar de Dilma caiu 33 pontos percentuais e chegou a 19%. O percentual dos que desaprovam é de 78%.
A CNI/Ibope também perguntou aos entrevistados se eles confiam na presidente e74% responderam que não. O índice era de 44% em dezembro do ano passado.
O pessimismo dos brasileiros também se reflete na comparação com o primeiro mandato da petista. Para 76% dos entrevistados, o segundo governo está sendo pior. E eles não acreditam que vai melhorar. Apenas 14% olham os próximos quatro anos com otimismo.
Em primeiro lugar entre as notícias mais lembradas pela população são as referentes à Operação Lava Jato. Em seguida aparecem as manifestações que pedem o impeachment e as demais que ocorrem pelo Brasil.
O Ibope ouviu 2.002 pessoas, entre 21 e 25 de março, em 142 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e o grau de confiança 95%.
A pesquisa CNI/Ibope anterior, de dezembro do ano passado, mostrou que o governo Dilma encerrou o mandato com 40% de aprovação.
Má avaliação contínua
O número já tinha sido considerado ruim porque a presidente chegou a ter percentuais superiores a 70% nas primeiras avaliações feitas em 2011. O levantamento feito no fim de 2014 também indicou que as ações e políticas do governo com relação a impostos foi a mais mal avaliada pelos brasileiros. O combate à fome e à pobreza e os programas sociais, entretanto, foram consideradospositivos pela população.
Outras pesquisas divulgadas este ano já indicavam o cenário negativo. De acordo com a Datafolha, feita em fevereiro, os índices alcançados pelo governo Dilma foram os piores da petista — 44% consideraram a gestão ruim ou péssima — e os mais baixos de um presidente da República desde dezembro de 1999, quando o então presidenteFernando Henrique Cardoso teve 46% de avaliação ruim e péssima.
Já a pesquisa CNT/MDA, divulgada em março, mostrou que 59% são a favor doimpeachment e 80% das manifestações. Os dados revelaram ainda que apenas10,8% aprovam o governo e 18,9% a presidente.
