ESTIAGEM NO VALE DO SÃO FRANCISCO É DEBATIDA EM BRASÍLIA

blogqsp.deputadozó.reunião.crisehidrica

O deputado estadual Zó (PC do B) participou nesta quarta-feira (25) de uma audiência com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi. Na pauta,  os problemas provocados pela estiagem no Vale do São Francisco e a baixa vazão do Lago de Sobradinho.  O encontro, que aconteceu em Brasília, fez parte dos encaminhamentos elaborados pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), após uma reunião proposta por Zó, com os agricultores da região de Juazeiro.

Na audiência, que contou também com a presença do deputado federal Daniel Almeida (PC do B), do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PC do B), do prefeito de Petrolina (PE), Júlio Lóssio (PMDB),  do representante dos produtores da região, Josival Barbosa e de técnicos da Codevasf, foi apresentado um relatório descrevendo a  crise hídrica vivenciada nos últimos meses.  A seca vem atingindo  diretamente a produção de alimentos e a geração de empregos. No texto também são mostrados dados e medidas emergenciais.

Por causa da estiagem prolongada, os perímetros irrigados da região de Juazeiro,  dentre eles Curaçá, Maniçoba e Mandacaru, estão enfrentando problemas com o bombeamento da água. Atualmente, somente o projeto Maniçoba (o mais crítico) abriga 565 famílias e chega a produzir quase 90 mil toneladas de manga e 12 mil de uva por ano,  gerando cerca de 20 mil empregos.

Para o deputado Zó, a situação é delicada. “Apesar dos números ainda serem positivos para a economia, precisamos olhar com muito cuidado para todo este cenário. A agricultura irrigada colabora muito  para o desenvolvimento do vale e temos a obrigação de evitar  um grave problema social, que é o desemprego”, avaliou.

Durante o encontro, o ministro Occhi se comprometeu em trabalhar para a solução do problema. Nesse primeiro momento, órgãos como a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e ANA (Agência Nacional de Águas), apresentarão relatórios técnicos da situação. Em paralelo, os produtores do vale irão elaborar ofícios, solicitando a instalação das bombas flutuantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *