A Escola de Confecções de Juazeiro iniciou esta semana, as aulas das primeiras turmas de bordado, corte e costura, que terá duração de três meses, e acontecem de segunda a quinta-feira e aos sábados, no bairro Nossa Senhora da Penha.
A dona de casa Maria da Conceição disse que o interesse inicial pelo curso é costurar roupas para ela e sua família. “Depois que eu estiver craque na costura aí vou começar a ganhar dinheiro para melhorar a renda da minha família. Estou aprendendo muito, foi maravilhosa essa ideia da Prefeitura de Juazeiro trazer esta Escola para nossa comunidade tão carente, nunca ganhamos um presente como este”, afirmou a moradora do bairro Maringá.
A Escola de Confecções é uma parceria da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, dentro do Programa Qualifica Juazeiro, com o Instituto Mocidade, Liberdade e Cidadania – IMLC e a Fundação Banco do Brasil.
A aluna Marta Dejane contou que está aproveitando para se capacitar através dos cursos oferecidos pela Prefeitura. “No ano passado fiz o curso de Eletricista pelo Pronatec, aprendi muito, hoje faço vários serviços em casa, agora vou aprender a costurar. Nós mulheres temos que nos qualificar, dessa maneira teremos oportunidade de emprego em várias áreas”, afirmou Marta.
A instrutora do curso de corte e costura, Marli Ferreira, relatou que está ensinando o método mais moderno para as alunas, que não precisa fazer muitos cálculos. “Primeiro elas estão aprendendo como modelar, cortar e em seguida como costurar as peças. Vamos trabalhar inicialmente na produção de confecções da moda feminina em geral”, explicou a instrutora.
O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social é levar para outros bairros da cidade a Escola de Confecções e atender um número maior de mulheres. “Estamos alinhando também com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, ações que possibilitem que estas alunas após o curso possam ter uma maior possibilidade de entrar no mercado de confecções do município e região”, ressaltou a secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho.
