Seagri busca a abertura do mercado da China para os charutos baianos

Seagri busca a abertura do mercado da China para os charutos do recôncavo baiano

 

 O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, está seguindo para a República Popular da China em viagem de trabalho, em companhia do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Mapa, Francisco Jardim, do diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa, Cosam Coutinho, e do diretor de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias, Lino Colsera, também do Mapa. O objetivo desta missão é apresentar ao governo daquele país a documentação comprobatória de que a Bahia é Estado livre do Mofo Azul, enfermidade que afeta a cultura do fumo. Depois de dois dias de viagem, (são dois dias na viagem de ida e mais dois na de volta), o secretário reúne-se no dia 26, próxima quarta-feira, com representantes do governo chinês para negociar a exportação do charuto fabricado no recôncavo baiano.

De acordo com o secretário, a Seagri e o Mapa têm o objetivo de resolver questões de preponderante importância econômica e social para o recôncavo da Bahia, gerando empregos e renda naquela região. A China é o maior importador de charutos do mundo. A Seagri e o Mapa querem abrir este mercado para os produtos fabricados no recôncavo baiano, que sofre com o desemprego de milhares de pessoas, decorrente do fechamento de várias fábricas de charuto por causa das dificuldades de mercado.

Solucionar este problema é o maior desejo da Câmara Setorial do Charuto, criada para planejar a recuperação do setor e a viabilizar a geração de novos empregos e renda no recôncavo baiano.

 

Ascom Seagri – 24 de janeiro de 2011

Josalto Alves – DRT-Ba 931

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *